terça-feira, 4 de maio de 2010

ABGLT COBRA POSICIONAMENTO DO GOVERNO BRASILEIRO



No dia 26/4/2010, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) enviou ofício ao governo brasileiro solicitando que o país se posicione formalmente pela não aprovação do projeto de lei projeto de lei em tramitação no Uganda, de autoria do deputado David Bahati, que prevê prisão perpétua e até pena de morte para homossexuais naquele país, além de penas para pessoas que deixem de delatar homossexuais conhecidos/as. Segundo a Associação, países como Estados Unidos e Inglaterra já se manifestaram.

"Salientamos que o projeto de lei deve ser votado até o final de maio deste ano, e que o mesmo conta com o apoio do Ministro da Integridade, James Obuturo, que já fez críticas ao Brasil por ter assinado nas Nações Unidas a Declaração Conjunta nº A/63/635, da 18 de dezembro de 2008, pelo reconhecimento de orientação sexual e identidade de gênero como direitos humanos. Ainda, é do entendimento do ministro e do autor do projeto de lei, que quem ensina a prevenção da Aids está fazendo apologia à homossexualidade e também deve sofrer penas", afirmou o presidente da ABGLT,Toni Reis, no documento destinado ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, ao Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e ao Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

A ABGLT ainda pediu que, caso seja aprovada a lei, o Brasil vote favorável a eventuais sanções impostas ao Uganda pelas Nações Unidas. "Solicitamos ainda que em caso da aprovação da lei, o Brasil receba como asilados políticos as 26 lideranças LGBT ugandenses que estão sendo ameaçadas de morte, e que o Brasil, através do Departamento de DST, Aids e Heptatites Virais do Ministério da Saúde, ofereça ao Uganda sua expertise no enfrentamento à epidemia da Aids". ( Revista da FITS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.