sábado, 1 de maio de 2010

CARUARU INAUGUROU A 1ª ESCOLA DE ACORDEON DO MUNDO!

Brasil inaugura sua primeira Escola de Acordeon Diatônico de 8 Baixos com o objetivo de resgatar o instrumento e revelar novos talentos.
Localizada na cidade de Caruaru, região Nordeste do Brasil, a escola atenderá gratuitamente crianças e jovens carentes, que aprenderão com o mestre Heleno dos 8 Baixos a arte de um instrumento que corria o risco de desaparecer. 
Inaugurada no mes de março, a primeira escola dedicada ao ensino do acordeon diatônico de 8 baixos (também conhecido como sanfona ou fole de 8 baixos), instrumento que faz parte da identidade cultural da região nordeste do Brasil e que vinha correndo o risco de sumir, pela falta de músicos e platéias. 
O ponto de partida para a criação da Escola de Sanfona de 8 Baixos de Caruaru foi a necessidade de resgatar um instrumento musical tradicional que vinha deixando de fazer parte da vida das pessoas da região, especialmente das novas gerações. A esse objetivo juntou-se outro, tão ou mais relevante: por meio da música, contribuir para que crianças e adolescentes possam assumir o papel de agentes de transformação da realidade e protagonistas de suas vidas. 
A escola funcionará nas mesmas instalações do Projeto de Iniciação Musical Jacinto Silva, que oferece aulas práticas e teóricas de diversos instrumentos para crianças e adolescentes, com base em um repertório em que predomina a música popular nordestina, especialmente o forró. Criada em 2002 pelos músicos Valdir Santos e Marconiel Rocha, o projeto atende hoje a cerca de 100 alunos, aos quais se somarão os 10 da primeira turma da Escola de Sanfona de 8 Baixos. “Já descobrimos grandes talentos na percussão, agora é a vez da sanfona, que é o instrumento de harmonia que estava faltando”, diz Santos.
Um olhar mais moderno para o instrumento
A missão de formar uma nova geração de sanfoneiros ficou a cargo de um dos grandes representantes do instrumento na atualidade: Heleno dos 8 Baixos. Nascido em Caruaru e indicado ao Grammy em 1991, Heleno já fez shows em diversos países e viaja anualmente em turnê pela França divulgando os ritmos do forró pela Europa. “A sanfona de 8 baixos continua bem viva em diversos países, mas aqui no Brasil – e o mais triste, em Caruaru, minha cidade natal – ela está sumindo”, diz o músico. “É isso que queremos mudar”. 
Ao lado do diretor artístico Valdir Santos e do mestre Heleno dos 8 Baixos, o grupo envolvido na criação da escola se completa com o idealizador e mantenedor João Bento. Profissional da área de comunicação e entusiasta da cultura popular, João decidiu investir na criação da escola por considerá-la uma oportunidade de resgatar uma parte importante da identidade brasileira. 
Caruaru, capital brasileira do forró
O acordeon diatônico de 8 baixos é um instrumento que está na origem dos ritmos do forró, gênero musical que por sua vez tem destaque na cultura popular brasileira, especialmente em função da tradição das festas juninas. O forró reúne um conjunto de ritmos (baião, xote, xaxado, coco, quadrilha, ciranda, entre outros) que tiveram origem em diversas regiões do Nordeste brasileiro, por influência de imigrantes europeus e herança africana.
Por sua vez, a cidade de Caruaru foi uma escolha natural para sediar a Escola de Sanfona de 8 Baixos. Localizada no agreste do estado de Pernambuco, é conhecida no mundo, entre outras coisas, por ser a terra do Mestre Vitalino e por abrigar o maior centro de arte figurativa das Américas, reconhecimento concedido pela Unesco.
 
THE BLUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.