sábado, 1 de maio de 2010

ESTUDANTES PARTICIPAM DA PROVINHA BRASIL



Estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 7 e 8 anos, das Escolas Municipais localizadas no espaço urbano de Garanhuns, participam nesta sexta-feira, dia 30 de abril, da terceira edição da Provinha Brasil. A atividade será aplicada dentro das salas de aulas sob coordenação da Secretaria de Educação e Esportes.

A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autarquia do MEC, com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade. Com essa avaliação. o MEC tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções ou correções de possíveis insuficiências apresentadas.

De acordo com a coordenadora das séries iniciais da secretaria de Educação do Município, Maria Bethania Soares, a intenção é diagnosticar o nível dos alunos, avaliando habilidades de leitura e escrita. “Vamos detectar o nível em que se encontram os educandos, de forma que o professor possa trabalhar em cima das habilidades e capacidades não desenvolvidas pelos mesmos”, destaca Maria Bethania.

Para medir o nível de alfabetização desses alunos, a Prova, que é elaborada por um grupo de universidades federais, traz questões que avaliam se a criança sabe diferenciar números de letras, ler palavras pequenas ou interpretar textos curtos. Uma das questões da Provinha Brasil de 2009, por exemplo, trazia o desenho de um jacaré e perguntava qual das palavras de uma lista começava com a mesma sílaba: galinha, janela, chácara ou jibóia.

Os resultados dos exames serão sintetizados e analisados pelos professores num prazo de 15 dias, já que a correção será realizada em conjunto com todos os docentes participantes, seguindo as orientações do Guia de Correção, oferecido pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.