terça-feira, 18 de maio de 2010

FÁBBRICA DE VASSOURAS DE GARANHUNS, GANHA FORMATO PROFISSIONAL




Depois de um processo de estruturação, a Fábrica de Vassouras Vitória, localizada na comunidade do Parque Fênix, no bairro de Heliópolis, passa a fabricar seus produtos de forma profissional, utilizando um maquinário adequado para o manuseio da sua matéria prima, as garrafas Pet.

O processo de produção conta com uma máquina de cortar, uma desfiladeira, uma enroladeira, uma guilhotina e um forno para fibras. Tudo confeccionado pelos alunos da Escola Técnica Municipal. O maquinário é manuseado por oito senhoras, que integram o Programa Empreender Comunidade, viabilizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Juntas, cumprem semanalmente uma carga horária de 20 horas, e produzem quatro tipos diferentes de vassouras: as mais largas, chamadas de vassourão; a vassoura comum; a artesanal e a Vassoura Vitória, a primeira peça produzida, e que dá nome a Fábrica.

            Com a chegada do maquinário, são fabricadas cerca de 300 unidades do produto por mês. Todo esse material é comercializado por valores que variam entre quatro e seis reais em grosso e no varejo, nas feiras e supermercados locais. “Nosso material é de qualidade, tem durabilidade média de três anos, e por isso, nós queremos estendê-lo para o comércio regional”, registra o diretor de Indústria e Comércio, Roberval Nunes.

O dinheiro adquirido nas vendas é investido na compra da matéria prima, adquirida através dos catadores de material reciclado. “Nós ainda conseguimos contribuir com o meio ambiente, já que o nosso produto é ecologicamente correto, e contribui para a preservação ambiental com a reciclagem da garrafa Pet”, destaca Roberval Nunes.

“O objetivo do nosso Programa é a construção de um processo que promova a inclusão das comunidades, gerando trabalho e renda, visando a inclusão econômica, social e o desenvolvimento local de forma auto sustentável”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren. A Fábrica de Vassouras Vitória está localizada na rua Dom Avelar Brandão, nº 65, no Parque Fênix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.