quarta-feira, 26 de maio de 2010

FÓRUM DE COMBATE A CORRUPÇÃO

A criação do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco decorreu de uma iniciativa do Ministério Público Federal (MPF) – representado pela Procuradoria Regional da República da 5.ª Região e pela Procuradoria da República em Pernambuco –, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) em Pernambuco.
O Fórum foi criado no dia 28 de março de 2008, em encontro realizado na sede da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, onde se reuniram 22 órgãos públicos que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos em Pernambuco. As instituições que integram o grupo se propõem a trabalhar em parceria e a compartilhar dados e informações de modo a otimizar o combate à corrupção em Pernambuco.
O grupo pretende, ainda, desenvolver mecanismos de incentivo e apoio à participação da sociedade civil organizada na fiscalização da aplicação do dinheiro público em todo o estado, por meio de audiências públicas e eventos realizados nos municípios do interior.
A iniciativa segue as experiências de movimentos de combate à corrupção que já estão sendo desenvolvidas nos estados da Paraíba (FOCCO - Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), do Rio Grande do Norte (MARCCO - Movimento Articulado de Combate à Corrupção) e do Ceará (Fórum de Articulação Integrada de Controle dos Gastos Públicos), que contam com apoio decisivo de grande parte dos órgãos públicos que compõem o Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.