terça-feira, 4 de maio de 2010

FUNDARPE TÁ DE BRINCADEIRA!


Mais uma vez, a FUNDARPE nos convoca para uma reunião sem pauta.
Mais uma vez, em cima da hora, a FUNDARPE nos joga na cara uma pauta impossível de cumprir no tempo disponível.
Mais uma vez, a FUNDARPE desperdiça mais de 1/3 do pouco tempo disponível com uma Aula Espetáculo que ninguém mais aguenta assistir, em detrimento do trabalho dos grupos e comissões.

Mais uma vez, a FUNDARPE atropela as Comissões Setoriais e Regionais de Cultura, aos lhes conceder magnanimamente um prazo de 24 horas para providenciar e  encaminhar os currículos de 3 pessoas (“profissionais com reconhecida capacidade de julgamento de mérito de espetáculos e notório saber nos seus segmentos de atuação”) , dentre as quais ela, FUNDARPE, escolherá o nosso representante na Comissão de Seleção de Propostas para o FIG - Festival de Inverno de Garanhuns - 2010.
Neste caso, a experiência mostra que, ambos, o prazo e a metodologia, tem por como único objetivo afastar os indesejáveis!
O esquema é o seguinte:
         i.         -   a FUNDARPE não dá tempo às Comissões de se articularem e se organizarem para elaborar a suas listas tríplices
       ii.        -    a FUNDARPE escolhe os 6 representantes da Sociedade Civil (1 da Comissão Setorial, 4 das Comissões Regionais, 1 representantes de Fernando de Noronha) ("Se houver ausência de alguma das representações, a Comissão... terá formato diferenciado, sem prejuízo dos trabalhos.")
      iii.       -     a FUNDARPE indica os 6 representantes de outros órgãos do Poder Público (os outros órgãos públicos sequer são informados do processo!)
     iv.        -    a FUNDARPE indica o Presidente da Comissão de Seleção
       v.         -   a FUNDARPE atribui ao Presidente da Comissão o “voto de minerva”.
Resultado: 13 x 0! Isto mesmo! 13 x 0 ! E chama a isto de paridade! PQP!
Agora... chamar a isto de participação?
Chamar a isto de democracia?
Chamar a isto de promover a cidadania?
Chamar a isto de promover o “empoderamento” do povo, da comunidade, da sociedade, do "tecido cultural"? É uma piada!
Haja paciência!
No ano passado a FUNDARPE tentou implantar este esquema mas a Comissão Setorial de Cultura Popular se rebelou e indicou um único e exclusivo representante, que terminou sendo acatado. As demais Comissões, pelo visto, “engoliram” o trambolho!
Tanto é que agora a FUNDARPE volta à carga, em pleno Fórum de Estadual de Cultura, que tinha como objetivo “Legitimar competências e definir ações estratégicas das instâncias de cogestão...”.
É uma falta de respeito!
É uma falta de seriedade!
É o velho tacão revestido de pelica prá enganar os bestas!
É, enfim, uma palhaçada! ... que me desculpem os palhaços! ... que me desculpe Índia Morena:  os seus palhaços não fazem isto não!
Pelo visto, a criação do tal Grupo (?) de Elaboração do Regimento Interno das Comissões é mais um expediente da estratégia, quem vem sendo implementada metodicamente há cerca de 3 anos, de nos fazer comer gato por lebre.
Mas nós não somos bestas não!
Vamos pagar prá ver!
Esperamos para breve:
- divulgação do cadastro dos integrantes de todas as Comissões Setoriais e Regionais e dos Delegados das Conferências Estadual e Nacional
- divulgação do cadastro dos integrantes do Grupo de Elaboração do Regimento Interno e do Grupo de Acompanhamento do Anteprojeto de Lei da Política Pública de Cultura
 -divulgação da compilação (na íntegra!) das propostas para o Plano de Ação das Comissões
- divulgação do Calendário de Reuniões do Grupo de Elaboração do Regimento Interno
- divulgação do Calendário de Reuniões do Grupo de Acompanhamento do Anteprojeto de Lei da Política Pública de Cultura.
Que da próxima vez haja menos Aula-Espetáculo e mais Reunião de Trabalho. Temos mais o que fazer!
E, até lá, que não se use o nosso nome para coonestar o que quer que seja!
Obrigado!
Um abraço,
Humberto
(81) 3269-6569 9292-2209


OS: O uso do plural aí em cima é um mero vício (mau costume) de linguagem. Eu falo apenas em meu próprio nome! Quem tiver opinião a respeito que se manifeste, se puder e quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.