quarta-feira, 12 de maio de 2010

GOVERNO QUER COMPARTILHAR RESIDUOS SÓLIDOS PARA A/M

MEIO AMBIENTE - Governo quer gestão compartilhada dos resíduos sólidos para o Agreste Meridional

O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, está discutindo com os municípios do Agreste Meridional a implantação da Gestão Regionalizada dos Resíduos Sólidos Urbanos. Na manhã dessa quinta-feira, 6 de maio, foi realizado o primeiro encontro com os representantes dos municípios que podem ser beneficiados com o Projeto. A reunião aconteceu no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM).

O objetivo foi discutir sobre a gestão associada de resíduos sólidos, já que, de acordo com informações do Ministério, a maioria dos municípios brasileiros não consegue resolver os problemas dos resíduos sólidos. “A proposta é trabalhar em consórcio, para a construção de aterros compartilhados, ou seja, que atendam mais de um Município, já que as cidades não conseguem trabalhar individualmente. Para que dessa maneira consigam adequar o destino final dos resíduos, diminuindo o impacto ambiental”, explicou a palestrante e representante do Ministério do Meio Ambiente, Ana Flávia.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns, Rafael Lima, esse trabalho vai refletir diretamente na melhoria das condições de vida da população, principalmente aqueles que residem próximo aos Aterros. “Aqueles que estão mais próximos dos Aterros também poderão ser beneficiados com empregos através da coleta seletiva e de reciclagem”, frisou o secretário.

No Agreste Meridional de Pernambuco apenas os municípios de Garanhuns e Lajedo possuem Aterro Sanitário. Os projetos serão elaborados no decorrer deste ano e os trabalhos devem ter início em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.