terça-feira, 25 de maio de 2010

MUNICIPIO DE GARANHUNS REALIZA CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM TUBERCULOSE

                                                                          Foto divulgação PMG

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, realiza na manhã desta terça-feira, 25 de maio, o Curso de Atualização em Tuberculose para os profissionais da Saúde do Município. O evento está sendo realizado desde as 8 horas na Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL) com a presença de médicos, enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Garanhuns.



“O objetivo é atualizar e capacitar todos eles, para um olhar diferente, e mais atento quanto à descoberta de pessoas com tosse por um período superior a três semanas, para que possam diagnosticar a tuberculose e adotar as formas de tratamentos”, explica a coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Sueli Lima. De acordo com ela a novidade é que em breve o paciente portador da tuberculose terá a troca da sua medicação. “Os quatro comprimidos ingeridos diariamente, serão substituídos por um, evitando o desconforto e transtornos causados pela quantidade ingerida anteriormente”, registra. Implantada em todo o país, esta nova forma de tratamento será adotada pelo Município, no próximo mês de julho.



É considerado portador da doença, a pessoa de qualquer idade que tenha tosse intensa e freqüente, por mais de três semanas; febre no fim da tarde, sudorese à noite, perda de peso abrupta, fraqueza, e vontade de estar apenas deitado. “Quem tiver com estes sintomas, precisa procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Os auxiliares de saúde estão prontos para receber estes pacientes, solicitar os exames e agendar a consulta médica para a realização dos procedimentos adequados ao tratamento da doença”, destaca a coordenadora.



Uma vez confirmada a tuberculose, o paciente de baixa renda e de condições alimentares inferiores, detectada pelo Assistente social, dispõe de alguns benefícios como cesta básica e leite, durante os meses de tratamento da doença; além da visita do Agente de Saúde, quatro vezes por semana, para o acompanhamento do tratamento. “A turbeculose pode entrar pelo sistema respiratório e se instalar em órgãos como os rins e os testículos, resultando em uma nova modalidade que tem dificultado a detecção, e consequentemente o tratamento”, chama a atenção Sueli Lima.



Tida como uma doença milenar, a tuberculose é transmissível, e ainda hoje tem alta incidência. “Existem 28 casos da doença sendo tratados atualmente no Município. Com a capacitação desses servidores da saúde, bem como a mobilização social, a expectativa é atingir números superiores para a realização do tratamento, no intuito de salvar vidas”, conclui a coordenadora de Atenção Básica a Saúde, Sueli Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.