quinta-feira, 27 de maio de 2010

NOTA


Companheiros da
Comissão Setorial de Cultura Popular,

Mais uma vez, conclamo os companheiros da Cultura Popular a não colaborar com esta prática contumaz de  emprestar o nosso nome para coonestar esse processo decisório autoritário, falacioso, arrogante que a FUNDARPE quer nos enfiar goela abaixo.

Se vocês prestarem atenção, vão ver que o nosso papel é apenas de figurantes.O próprio simulacro de edital, chamado de convocatória (Ô Ministério Público! Ô Tribunal de Contas!), ignora a nossa existência:

5.1.1.    A Comissão de Análise de Mérito Artístico-Cultural, das áreas de Música e Cultura Popular, terão a seguinte composição:

a)    01 (um) representante das Comissões Regionais da Mata;
b)    01 (um) representante das Comissões Regionais do Agreste;
c)     01 (um) representante das Comissões Regionais do Sertão;
d)    01 (um) representante da Setorial Metropolitana;
e)     04 representantes do Poder Público indicado pela FUNDARPE;
f)     Presidente da Comissão, representado na pessoa do diretor de Políticas Culturais, ou por ele designado, com o seu voto figurando tão somente na condição de Minerva (desempate).

5.1.2.    Caso haja impossibilidade de participação dos representantes indicados, será registrada a justificativa da falta na ata de abertura da Comissão, sem prejuízo da continuidade dos trabalhos.


Ou será que fomos rebaixados e agora somos representantes da Região Metropolitana, apenas, e não de todo o Estado?

E, o que vamos fazer lá, 4 pessoas, disputando espaço com 5 paus-mandados da FUNDARPE? Ganhar 150 paus? Ah! Mas é por dia!... A gente merece! A gente vale!

E por que participar, e eventualmente ganhar, se:


5.1.  A FUNDARPE se reserva o direito de convidar até 20% de grupos e profissionais para compor a programação do São João 2010.

5.5. A quantidade de propostas selecionadas estará condicionada aos recursos orçamentários, bem como à programação financeira destinada ao referido evento.

7.4. Caberá à FUNDARPE, caso julgue necessário, revisar os valores dos cachês e orçamentos apresentados, adequando-os tanto à previsão orçamentária para o evento como aos valores praticados no mercado.

7.5. Em caso de adequação financeira da proposta selecionada, pelas razões expostas acima, a FUNDARPE convocará o referido proponente para fins de reajuste e negociação.

7.6. Serão considerados desistentes os proponentes que não se manifestarem a respeito da adequação financeira indicada ou não chegarem a um consenso quanto ao valor de execução negociado com a equipe de produção do evento.

8.3    Os pagamentos serão efetuados em parcela única em data posterior à realização do evento, não havendo antecipação de qualquer valor.

9.3. A programação de datas, horas e roteiros será feita pela FUNDARPE. As propostas selecionadas, em caso de não poderem atender a programação, serão substituídas pela FUNDARPE, independentemente de acordos com a comissão de seleção;


Vejam bem!

Quem manda no processo é esta Equipe de Produção. Vocês os conhece? Sabem quem são? Quem os elegeu? A quem representam? Quanto ganham?

Pensem bem!

O Edital (convocatória!) é só uma cortina de fumaça!

Comissão de Seleção é só mais uma cortina de fumaça.

Nós (a Comissão Setorial e as Comissões Regionais) somos apenas bodes expiatórios!

E a seleção é apenas o começo do processo. Depois tem a contratação... (Estão acompanhando, não estão?) ... a produção... o pagamento... a prestação de contas...

Ao final do processo, o que sobra para o artista são migalhas! Só o bastante para ele continuar faminto e dócil!

Minha proposta é: comparecer! não votar! protestar! denunciar!

Obrigado!
Um abraço,
Humberto



PS: Quando quiserem uma reunião sem o cabresto da FUNDARPE, é só sinalizar! Pode ser na minha casa. É café, durante... e cerveja, depois! Que ninguém é de ferro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.