sexta-feira, 28 de maio de 2010

PERNAMBUCO GANHA 1º MUSEU DE CIÊNCIAS NUCLEARES

                                                             Foto divulgação

Nos últimos dias, um dos assuntos internacionais mais comentados no mundo envolve o Brasil, o Irã, a Turquia e outros países, como os Estados Unidos. No centro de tudo isso: a energia nuclear. O acordo sugerido pelo Brasil e pela Turquia, para o Irã, estabelece a troca de urânio pouco enriquecido do Irã por combustível nuclear enriquecido no exterior.

Para entender o funcionamento da energia nuclear, os pernambucanos têm uma nova opção: o primeiro Museu de Ciências Nucleares do Brasil, localizado no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que foi inauguradono ultimo dia  20 de maio.

“Esse museu desmistifica a área nuclear. Mostra que ela está no nosso dia a dia. Temos uma maquete que as crianças podem ir manuseando e, consequentemente, aprendendo. O urânio vem da natureza, de rochas, de onde são extraídos. Quando ele está 3,5% enriquecido, numa pastilha de 3 gramas, equivale à energia de três barris de petróleo”, falou a coordenadora do museu, Helen Khoury (foto). O urânio também tem aplicação médica, funciona para conservar alimentos, e melhorar a coloração de gemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.