sexta-feira, 23 de julho de 2010

CENTRO CULTURAL PASSARÁ POR REFORMAS

 

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante (que se encontra no processo de tombamento através da FUNDARPE), será restaurado, a principio será o Teatro que receberá retoques , desde as instalações hidráulicas a elétrica, camarins, palco madeiramento , até seu telhado que  correo risco de desabamento. O  Centro Cultural, que  é um belíssimo prédio histórico, sua arquitetura guarda muitas histórias da nossa cidade, será vinculado ao Patrimônio Histórico de Pernambuco.
O referido prédio foi transformado em teatro no Governo de Luis Souto Dourado em 1979, um homem que pensava muito além do seu tempo, e era muito preocupado com a Cultura, sendo ele o idealizado da Praça Guadalajara, e da transformação da antiga estação ferroviária em Teatro Municipal. 
Sua construção e datada no século 19, o Centro Cultural é um exemplar da arquitetura inglesa. Tem características semelhantes às edificações da rede ferroviária. Sua fachada tem três portas e quatro janelas, todas com treliças no alto e protegidas por meia grade de ferro batido.
No Centro Cultural, que sofreu uma tremenda agressão física quando Dr. Givaldo Calado assumiu a curta  secretaria de Cultura, levantando paredes, retiranto objetos e móveis históricos que ali contavam a trajetória do nosso povo. Infelizmente, no espaço que deveria ser dedicado ao turismo, funciona a secretaria de Turismo, Departamento de Cultura e uma Biblioteca Municipal.
O Patrimônio do Centro Cultural é uma grande referência cultural e turística na cidade.
Segundo a Secretária de Turismo, Srª Gabriela Valença, a Fundarpe ficou de retornar as conversações para a reforma do referido prédio, que já recebeu a visita da equipe de patrimônio da Fundarpe, mas sabe que durante estes meses de eleições no país (por ordem do sistema eleitoral), não poderá ser feito nem uma licitação para que seja dado o pontapé inicial das obras de reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.