quinta-feira, 8 de julho de 2010

EX-SECRETÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E ENGENHEIRO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PRESTAM DEPOIMENTO NA CPI DA PONTE BARAÚNAS





            Nesta quarta-feira, dia 7 de julho, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura as possíveis irregularidades na obra de ampliação e reforma da ponte do Sítio Baraúnas, localizado no Distrito de Miracica, em Garanhuns, ouviram o engenheiro responsável pela fiscalização do serviço, Paulo Gustavo Figueiredo Lopes Lima e o ex-secretário de serviços públicos, Euzébio Barbosa Peixoto.

             Na oportunidade, os três componentes da CPI, os vereadores Dimas José de Carvalho, enquanto presidente da Comissão, José Ary Souto Leal Junior, relator e Sivaldo Rodrigues Albino, como membro, arguiram os citados por cerca de três horas e meia, numa reunião que foi marcada por uma pequena presença de público no plenário José Álvaro Brasileiro Vila Nova.

            O ex-secretário de serviços públicos, Euzébio Barbosa, deixou claro aos membros da CPI, através do seu depoimento, que não sabia onde estava localizada a Ponte do Sítio Baraúnas e que teria assinado a ordem de pagamento para a Construlins, a pedido do proprietário da empresa responsável pela execução dos serviços. Questionado pelos vereadores sobre quem teria recebido o valor de R$18.199,65 (dezoito mil cento e noventa e nove reais e sessenta e cinco centavos), o ex-secretário afirmou não saber quem teria ficado com o dinheiro, tendo conhecimento apenas das palavras do empresário Walfrido Rodrigues Lins Júnior que o dinheiro recebido por ele teria sido entregue a filha do prefeito, Andrea Oliveira. Euzébio disse também que não conhece Alberto Antonio do Nascimento, sócio da Construlins Construtora Ltda.

Já o engenheiro Paulo Gustavo, na época lotado na Secretaria de Planejamento de Garanhuns, afirmou que assinou o boletim de medição da obra, em confiança aos técnicos da Secretaria em que atuava. Uma vez que, naquela oportunidade, estaria regressando de um período em que gozava férias, e por isso tomado tal atitude. Segundo o Engenheiro, a prática para execução desse trabalho seria primeiro fiscalizar o serviço para depois assinar o boletim de medição, o que atestaria ou não a qualidade dos serviços, porém, não foi este o procedimento que ele adotou, pois o Secretário de Serviços Públicos na época (Euzébio Barbosa) teria pedido, cerca de dois dias antes do empresário chegar na Secretaria de Planejamento, para que ele assinasse o documento.

Este depoimento causou divergências nas palavras do Ex-Secretário, levando o vereador Sivaldo Albino a requerer ao Presidente e ao Relator da CPI que fosse feita uma acareação entre os dois depoentes. Tendo acatado o requerimento, o engenheiro Paulo Gustavo e o ex-secretário Euzébio Barbosa, voltaram ao plenário e as discussões foram mais inflamadas neste momento.

Por fim, o presidente Dimas Carvalho informou aos depoentes que se for verificada a necessidade deles voltarem para um novo depoimento, uma vez que as divergências dos depoimentos não foram sanadas, a CPI poderá fazer uma nova convocação aos dois. As outras duas pessoas convocadas para prestar depoimento, Walfrido Rodrigues Lins Junior e Alberto Antonio do Nascimento, sócios da Empresa Construlins, não compareceram a reunião e agora deverão ser chamados através de edital publicado nos impressos e amplamente divulgado pela mídia.

A nova data de reunião para apresentação dos trabalhos da CPI, inclusive com a realização da ouvida dos sócios da Construtora foi marcada para o dia 20 de julho, às 14 horas. Segundo o vereador Dimas Carvalho, além dos sócios da Construtora, outras pessoas serão convocadas para também prestar depoimento nessa reunião.

Serviço: o Caso da Ponte do Sítio Baraúnas tomou repercussão depois de uma denúncia feita pelo vereador Sivaldo Albino (PPS), da oposição do município de Garanhuns, no mês de setembro do ano passado. Segundo o vereador, a Administração Municipal teria desviado            R$ 18.199, 65, referentes ao que seria direcionado para um serviço de recuperação e ampliação de uma ponte, no Sítio Baraúnas, distrito de Miracica, na zona rural da cidade. O pós-comunista protocolou sua denúncia no Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE), acusando o prefeito Luiz Carlos de Oliveira, de pagar por um serviço que não foi feito. A Prefeitura contratou a Construlins Construtora Ltda., através do processo licitatório número 00031/2008, na modalidade de convite, no dia 26 de setembro do ano 2008. O contrato foi o de número 090/2008.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (87) 9957-0415 


Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.