domingo, 18 de julho de 2010

FESTIVAL DAS ESTRELAS


      *****************************************************************************                                               

                                  祭星の - Matsuri-boshi no




           32º           Festival das Estrelas
          São Paulo Sendai Tanabata Matisuri

     A Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, tem a honra de convidar Vª Sª e Imª família para participar das festividades comemorativas aos 25 anos do Festival das Estrelas a ser realizado no Brasil.
                                   Programação

24 de julho (sábado)
Abertura Oficial (14:30h)
Cerimônia de abertura- Praça da Liberdade (14:45hs)
Desfile e dança- Praça da Liberdade (15:30 às 20:25hs)
Concurso Miss Tanabata Yukata.
Realização dos Concursos: Desenho, Haiku, Tanka, Haikai, e enfeites.

25 de julho (domingo)
Apresentação de Shows (13 às 17:45hs)

Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes.
Bairro: Liberdade - São Paulo - SP

********************************************************************************


                                      A Lenda de Tanabata (festa das estrelas ).


Era uma vez um homem,chamado Mikeram. Um dia, quando voltada do trabalho e andava perto de um lago,avistou uma manto preso a uma árvore.Era feito de tecidos finos,muito bonito e brilhante."Que lindo manto!Deve valer uma fortuna",pensou o rapaz.Ele pegou o manto e guardou consigo.
"Com licença senhor",ouviu alguém dizer enquanto se preparava para ir embora."O senhor viu o meu manto, ele estava aqui, sobre esta árvore?" Mikeram mentiu,"não, não vi nada parecido com um manto aqui"."Ai,como voltarei agora para o meu reino, acima das nuvens,sem meu manto eu não consigo.",disse a jovem mulher.
Ela se chamava Tanabata. Mikeram apaixonou-se pela linda mulher à primeira vista e tinha medo que, ao devolver o manto,ela partisse para longe."Venha comigo,você pode ficar na minha casa enquanto não encontra seu manto sagrado".
Eles se casaram e viveram juntos por alguns anos.Mas Tanabata olhava para as estrelas todas as noites,ela tinha muita saudade de seu reino.Todos os dias Mikeram saía para trabalhar e Tanabata ficava em casa,com os passarinhos. Um belo dia,ela viu um passarinho bicando algo no telhado e logo percebeu que era o seu manto.
"Então foi Mikeram que pegou meu manto, ele sabia o tempo todo".Preparou-se para partir, vestiu seu manto e ia subindo,quando ouviu Mikeram gritando."Você encontrou seu manto, me perdoe, não vá, eu te amo".Tanabata gritou,"Se realmente me ama, faça mil pares de chinelos e enterre-os perto de um broto de bambu.Assim nós nos encontraremos novamente,eu estarei esperando".E partiu voando.
Assim, dia após dia e noite após noite, Mikeram produziu chinelos e mais chinelos. Quando finalmente conseguiu juntar mil pares, correu para um broto de bambu e os enterrou. De repente, o bambu cresceu e cresceu. Sem perder tempo,Mikeram subiu até as nuvens. Mas, quando chegou perto do topo, percebeu que não havia mais árvore para subir e ainda faltava um pouco para chegarão topo.Na verdade, ele havia errado na conta,construíra somente 999 pares de chinelo.
"Tanabata,Tanabata, me ajude a subir, sou eu,Mikeram".Tanabata ouviu os gritos do marido e correu para ajuda-lo. Quando ele finalmente conseguir subir,os dois se abraçaram.Mas de repente, ouviram um grito, "quem é você?",perguntou o pai de Tanaba a Mikeram.
"Ele é meu marido e eu o amo",disse Tanabata. O pai não gostou nada de Mikeram, ele era de outro reino e não servia para sua linda filha."Para ficar aqui,meu rapaz, você terá que cumprir algumas tarefas.Está vendo aquelas cestas,eu quero que você plante todas as sementes que estão nelas"."Sim,senhor,farei isso.",respondeu timidamente Mikeram.
Havia milhares de sementes e ao final de três dias,Mikeram plantara todas."Mas,o que significa isso?Você plantou as sementes no campo errado",disse o pai,enfurecido. "Você terá que plantar todas novamente e rápido",ordenou.Pobre Mikeram,levaria anos para achar todas as sementes e planta-las novamente.
Felizmente,Tanabata teve uma grande idéia: chamou seus pássaros de estimação e pediu para que eles achassem e replantassem todas sementes,juntos com outros pássaros amigos.Assim,o céu ficou coberto de pássaros,que cumpriram a tarefa.
O pai de Tanabata mal pode acreditar no que viu. Logo pensou em outra tarefa difícil para Mikeram: ele deveria cuidar da plantação de melancias por três dias e três noites, sem comer ou beber nada."Tome muito cuidado, Mikeram,melancias são frutas sagradas no meu reino",advertiu Tanabata,"não coma uma sequer."
Após dois longos e cansativos dias, Mikeram estava exausto, como muita fome e sede. Ele não resistiu e abriu uma das milhares de melancia. De repente, uma enorme quantidade de água jorrou da melancia,como um rio turbulento,arrastando Mikeram para longe, muito longe do reino das estrelas e de Tanabata.
A partir deste dia,Tanabata e Mikeram se encontram somente uma vez por ano, no dia 7 de julho. Nesta data,o pai de Tanabata convoca todos os pássaros do reino para formar uma grande ponte,que leva Mikeram a Tanabata. 
                     Por Patrícia Yong

               1ª Lugar no Concurso de Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.