terça-feira, 6 de julho de 2010

IDEP MOSTRA DISPARIDADE ENTRE ESCOLAS


Os resultados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) mostraram a grande desigualdade que existe entre as escolas municipais, estaduais e federais. Em Pernambuco, entre as unidades com as cinco melhores notas nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), quatro são colégios de aplicação. O da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve o maior Ideb do Brasil, 8. Os outros destaques são as três escolas de aplicação ligadas à Universidade de Pernambuco (UPE), que ocuparam segundo, quarto e quinto lugares, respectivamente: Professor Chaves, em Nazaré da Mata (6,8), Professora Ivonita Alves Guerra, Garanhuns (6,1), e Professora Vande Souza Ferreira, Petrolina (5,8).

Em 2007, a nota do Colégio de Aplicação da UFPE foi 8,2. “Não trabalhamos em função dos índices, mas nosso trabalho com foco na formação de alunos que compreendam o que lêem, com iniciativa, acaba colaborando com esse desempenho. Temos grade curricular que permite trabalhar arte,música, língua estrangeira, laboratórios que não são de primeiro mundo, mas são o básico para um trabalho decente”, enumera o diretor da instituição, José Carlos Alves de Souza.

O corpo de profissionais do Colégio de Aplicação possui 45 professores efetivos e 10 substitutos. Deles, 15% possuem doutorado e o percentual com mestrado chega a 45%. “Incentivamos a formação dos professores, porque isso reflete no ensino”, acredita o diretor, que também conta com a participação intensa dos pais. “Se tivéssemos isso tudo sem o respaldo da família, seria muito mais difícil.”

Fonte: JC online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.