sábado, 17 de julho de 2010

PRAÇA DE SÃO FRANCISCO, QUASE PATRIMÔNIO MUNDIAL


por Kelly de Souza 

Não sei se você já foi a Sergipe e se conhece Aracaju. Se conhece, talvez tenha visitado também a cidade de São Cristovão, a 25 quilômetros da Capital. Claro que se já esteve nessa cidade histórica deve ter conhecido a Praça São Francisco. Pois bem, na semana de 25 de julho a 3 de agosto, em Brasília, na  34ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO, essa antiga praça será avaliada para ser o 18º. Patrimônio Brasileiro tombado pela UNESCO (os últimos tombamentos ocorreram em 2001: o Centro Histórico de Goiás, e o Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, também em Goiás).
São Cristóvão é quarta cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1590, sendo a primeira capital de Sergipe. Ela guarda um fantástico patrimônio de Arte Sacra, considerada a terceira mais importante coleção do Brasil (em número e qualidade de peças), exposta em seu Museu de Arte Sacra. Na época de sua fundação, Portugal estava sob domínio do Rei Felipe II da Espanha, um absolutista devotado ao catolicismo (defendeu-o com frenética força), que se dedicou a interromper os avanços do protestantismo na Europa.  
 A cidade de São Cristovão sofreu muitas mudanças, até firmar-se em sua atual localização (1607), sendo em 1637 invadida pelos holandeses, que quase a destruíram por completo. Foi reerguida em 1645, sendo dessa época a maioria dos monumentos que forma esse fantástico patrimônio histórico. Na Praça São Francisco destaca-se o conjunto arquitetônico da Igreja e do Convento São Francisco (1693), onde funciona o Museu de Arte Sacra, a Santa Casa da Misericórdia (conjunto barroco construído no século XVII) e o Museu Histórico, instalado no antigo Palácio Provincial, que serviu de residência para o Imperador Pedro II quando em visita à cidade (1860).
 

O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizam um grande esforço para que a Praça São Francisco consiga o tombamento. Na 34ª Sessão do Comitê da UNESCO outros patrimônios também serão examinados. São 32 os novos locais designados pelos Estados Partes (países) para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial (repartidos em: 6 Naturais, 24 Culturais e dois Mistos). O Comitê irá analisar também o estado de conservação de 31 locais da Lista do Patrimônio Mundial que estão em Perigo. Atualmente o “acervo” do Patrimônio Mundial inclui 878 sítios de “valor universal excepcional”, localizados em 148 Estados Partes e distribuídos em 689 culturais, 176 naturais e 25 mistos.
 
Para o historiador Thiago Fragata, professor, poeta, diretor do Museu Histórico de Sergipe e coordenador da Comissão Pró-candidatura, “a Praça São Francisco representa um dos melhores exemplos de praça européia adaptada a uma cidade colonial nos trópicos, testemunho da estrutura urbana implantada sob os cânones das Ordenações Filipinas, quando estavam Portugal e Espanha sob uma única Coroa”. Só por conta da candidatura a cidade de São Cristóvão já recebeu R$ 60 milhões para promover o patrimônio cultural, através do restauro e da recuperação de seus edifícios. Entrar para o patrimônio mundial da humanidade não é pouco, e será uma salutar notícia para um país que dá tão pouca importância aos monumentos históricos. Vamos torcer, e lutar para que nosso acervo histórico-cultural receba cada vez mais a devida atenção do Estado, das autoridades e da população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.