sexta-feira, 9 de julho de 2010

VIGILÂNCIA Á SAÚDE DURANTE O FIG






A Gerência de Vigilância a Saúde, ligada a Secretaria de Saúde de Garanhuns, está montando um esquema de atividades para o Festival de Inverno 2010. Serão realizados trabalhos de fiscalização e orientação junto aos ambulantes, que trabalham com comércio improvisado, além de inspeções em estabelecimentos, como: bares, restaurantes e hotéis da cidade. O objetivo é que a população, bem como os visitantes, tenham acesso a produtos e serviços de qualidade sanitária.

Segundo o gerente de Vigilância a Saúde do Município, Marcos André, o maior risco quando se trata do comércio informal de comidas e bebidas, é a falta de saneamento adequado nas barracas onde esses produtos são comercializados. “Todos os alimentos vendidos nesses locais devem ser produzidos fora das barracas, que tem condições de saneamento limitadas. Nós não vamos permitir a venda de produtos fora desse padrão”, alerta.

Ainda de acordo Marcos André, a população deve ficar atenta as condições de higiene dos produtos e das pessoas que os manuseiam, bem como ser cautelosa com os produtos de origem duvidosa ou que já passaram da validade. A Vigilância a Saúde vai estar com um estande montado na Esplanada Guadalajara durante o FIG. O local oferecerá orientações de Educação em Saúde, além de receber denúncias dos consumidores.

GASTROENTERITES – As principais doenças causadas pelo consumo de alimentos contaminados são as gastroenterites, infecções que atingem o sistema gastrointestinal ocasionando sintomas deste aparelho como as diarreias, cólicas intestinais e vómitos. Pode ser causada por vírus, normalmente devido a uma intoxicação alimentar, ou bactérias. Uma das consequências mais graves desta patologia é a desidratação. Os sintomas geralmente duram cerca de três dias.

            Contatos: Marcos André - gerente de Vigilância a Saúde - (87) 9988-2409

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.