terça-feira, 31 de agosto de 2010

GARANHUNS GANHA BIBLIOTECA "CASA DA GENTE"



Politicamente, qualquer um pode trazer à população incentivos e condições para se viver melhor. Foi contanto com essa política que  a Professora Maria do Socorro Feitosa  deu à população de Garanhuns uma vasta oportunidade de conhecimentos e sabedoria: A Biblioteca "CASA DA GENTE". 
Inaugurada nesta segunda-feira, com uma grandiosa programação cultural com espetáculo teatral, dança e música,  a Biblioteca conta com um acervo cultuaral grandioso que vai desde livros infantis até os mais raros escritores mundiais, guardados carinhosamente pela professora durante anos para realizar este sonho.
São centenas de ítens disponíveis catalogados com muito profissionalismo para atender as mais diferentes necesidades.
As crianças  ganharam um cantinho muito especial cheio de truques e magia para que a fantasia se torne conhecimento. As histórias são contadas através de encenações teatrais com contadores de história capacitados. 
Socorro feitosa conta com a colaboração de profissionais dedicados e com a certeza de que o gosto pela leitura irá aumentar continuadamente.
Vale a pena conferir.
A Biblioteca "CASA DA GENTE"  funciona nos finais de semana e é gratuita.
Quanto a grande professora, só nos resta parabenizar a mesma e sua equipe pela iniciativa tão grande. Tão verdadeira.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GAME PARA QUEM GOSTA DE COMANDAR OU COLOCAR O PÉ NA BOLA




A maior paixão do brasileiro chegou à web de uma forma que está prendendo a atenção de vários pernambucanos: o game Footbal Identity. Já são mais de 40 países participantes, tendo no total mais de 14.391 usuários que jogam em 782 times. Em Pernambuco, a febre online só tende a crescer, com mais de 200 jogadores participando diariamente. Na partida os internautas podem escolher entre ser jogadores, técnicos do time ou jornalistas esportivos que vão narrar os acontecimentos e analisar a partida. E também há a possibilidade de se ter mais de uma participação no jogo. Para isso, é necessário apenas comprar um novo slot (já que o primeiro é free), nome que é dado aos personagens no game.


Para iniciar o jogo não é necessário baixar nada, apenas entrar no site, se cadastrar, escolher a atuação do seu slot no game e começar a se divertir. Para formar um time, são necessários 14 jogadores sem clube no país. É o próprio sistema que vai unir os participantes e formar o time. Cada campeonato tem duração de aproximadamente dois meses e é dividido em 22 rodadas, incluindo os turnos e returnos do jogo.


O participante do game Rodrigo Ferreira, de 25 anos, destaca que o jogo possibilita aos jogadores interagirem bastante principalmente no mundo real. Pois no momento da partida de futebol, que acontece duas vezes por semana com duração de 1h15 cada uma, são realizados chats para todos os jogadores se comunicarem e daí nascem amizades no mundo real, como aconteceu com o amigo Gustavo Tavares, de 19 anos. "Eu já fiz várias amizades por meio do game e já até marcamos para sair juntos, conversar. E essa interação é possível graças ao game", afirma Ferreira.


Gustavo ressalta outro ponto positivo do game que é a flexibilidade nos horários. "O time realiza treinos diários, mas só basta um clique e o slot se movimenta sozinho. Não me dedico muito tempo ao jogo. Quando eu não posso participar o tempo inteiro eu deixo o meu slot se movimentando automaticamente. Isso é uma possibilidade do game que contribui proporcionando flexibilidade em meus horários. Eu só jogo quando realmente posso e o jogo não prejudica as minhas outras atividades", comenta Tavares.


Página - O site é bastante simples e oferece tradução para 15 países, inclusive o português. Porém, na hora da partida, os comandos do slot são feitos em inglês, mas os treinos diários e as conversas no chat são realizadas em português. O game faz tanto sucesso no Brasil que os participantes já criaram o site da Federação Brasileira de Football Identity

CONGRESSO INTERNACIONAL ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA



Especialistas de diversas áreas de atuação, como educadores, psicanalistas e psicólogos, juristas e pesquisadores participaram do 1º Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas Clínica, Educacional e Jurídica, que terminou hoje (28) no Parlamundi, em Brasília, depois de dois dias de discussões sobre o tema.

Um dos conferencistas de hoje foi o professor e psicanalista francês Olivier Ouvry, do Collège International de l”Adolescence, da Universidade Paris 13, que falou sobre o tema Violência e Psicopatologia do Pubertário. Para ele, “a adolescência sempre causou um certo temor e esteve associada à violência, seja num plano clínico-psiquiátrico ou de teoria psicanalítica da adolescência”.

O professor afirmou ainda que a adolescência “é alguma coisa que vem questionar o infantil e, portanto, as referências e a autoridade paterna. A própria novidade pubertária já é uma violência em si mesma, no começo da adolescência. Então, o adolescente vai expressar essa novidade questionando, por exemplo a autoridade paterna”

Por essas razões Olivier Ouvry considerou que a violência está presente normalmente na adolescência. Resta, então, fazer a gestão para que isso possa se inserir no contexto social de um modo apaziguado. Ele acrescentou que cabe aos pais, durante a infância dar referências à criança que vão funcionar na adolescência. Se isso não for suficiente, na adolescência será necessário recorrer a equipes institucionais – compostas por educadores e outros especialistas”.

Paralelamente ao congresso foram realizados no Parlamundi, da Legião da Boa Vontade (LBV), o 2º Seminário Internacional sobre Adolescentes – Clínica e Cultura e o 3º Seminário de Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei. Para discutir os temas, foram realizadas diversas mesas-redondas, debates e palestras com o objetivo de contribuir para a reflexão, estudos e pesquisas sobre as origens da violência adolescente, bem como fortalecer as redes nacionais e internacionais ligadas à adolescência e à juventude no enfrentamento à violência juvenil.

Da Agência Brasil

DOS ESTADOS NORDESTINOS, PIAUÍ É O QUE SE APRESENTA COM MAIOR NUMERO DE CANDIDATOS À ELEIÇÃO


Dos nove estados que compõem a região Nordeste do Brasil, o Piauí é o que registrou o maior número de candidatos a governador no pleito de 3 de outubro: são nove concorrentes. Em segundo lugar em número de candidatos está Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde houve o registro de oito candidatos. Já  Bahia, Sergipe, Ceará e Maranhão receberam, cada um, o registro de sete concorrentes. Em Alagoas e na Paraíba, seis candidatos pediram o registro para concorrer a governador.

Na região Nordeste , 65 candidatos registraram-se para concorrer ao cargo de governador no pleito de 3 de outubro.Deste total, 52 tiveram o registro deferido; no entanto, há recurso contra o registro de quatro deles. Já dos 12 que tiveram o pedido indeferido, dez recorreram da decisão. Houve ainda uma renúncia, em Pernambuco.

Bahia

Neste estado, apenas Carlos José Bispo do Nascimento  PSTU) teve o registro indeferido e apresentou recurso contra a decisão. Todos os outros seis concorrente tiveram o registro deferido. São eles:  O atual governador  e concorrente à reeleição Jaques Wagner (PT/coligação “Pra  Bahia seguir em frente”), Geddel Vieira  Lima (PMDB/coligação “A Bahia tem pressa”),  Luiz Carlos Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM/coligação “A Bahia merece mais” e Sandro Santa Barbara (PCB).

Sergipe

Todos os pedidos de registro dos candidatos a governador em Sergipe foram deferidos. Porém, foram apresentados recursos contra o registro do governador e candidato à reeleição Marcelo Deda (PT/ coligação “Para Sergipe continuar seguindo em frente”), assim como o de João Aves (DEM/coligação “Em nome do povo”). Os demais candidatos são: Arivaldo José (PSDC),  Avilete Silva e Cruz (PSOL), Henrique de Aragão (PRTB), João Alves  (DEM/coligação “Em nome do povo”), Leonardo Dias (PCB) e Vera Lucia Salgado (PSTU).

Alagoas

Em Alagoas, o único recurso de candidato a governador indeferido foi o de Ronaldo Lessa (PDT/coligação “Frente popular por Alagoas”). O candidato já recorreu desta decisão. Os candidatos com o registro deferido são: Teotônio Vilela, que concorre à reeleição pelo PSDB/ coligação “Frente popular por Alagoas, Fernando Collor (PTB/coligação “O povo no governo”), Jeferson Piones (PRTB/ coligação “Renova Alagoas”), Mario Agra (PSOL) e Tony Clovis (PCB).

Pernambuco

Neste estado, Roberto Numeriano (PCB) está na situação de registro indeferido com recurso. Anselmo Campelo, que concorreria ao cargo de governador por Pernambuco pelo PRTB/ coligação “Um novo tempo” renunciou à candidatura e Fernando Rodovalho, que o substituiu, teve o registro deferido.Também estão com o registro deferido: o candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB/coligação “Frente popular de Pernambuco), Jarbas Vasconcelos (PMDB/coligação Pernambuco pode mais”),Edmilson Silva (PSOL), Jair Pedro (PSTU) e Sérgio Xavier (PV).

Paraíba

Todos os seis candidatos a governador na Paraíba tiveram o registro de candidato deferido. Foi apresentado, no entanto, recurso contra o registro de Ricardo Moutinho (PSB/ coligação “Uma nova Paraíba”). Os demais candidatos são: José Maranhão (PMDB/ coligação “Paraíba Unida”), que concorre à reeleição, Francisco Oliveira (PCB), Marcelino Rodrigues (PSTU), Lourdes Sarmento (PCO) e Nelson Junior (PSOL).

Rio Grande do Norte

Dos oito pedidos de registro de candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, dois foram indeferidos e estão com recursos: Roberto Ronconi (PTC) e Simone Dutra (PSTU). Já o registro de Bartô Moreira (PRTB) foi deferido, mas há recurso contra o deferimento. Os cinco com registro deferido são: Carlos Eduardo (PDT/ coligação “Coragem pra mudar”), Iberê Paiva (PSB/ coligação “Vitória do povo”), José Walter Xavier (PCB), Rosalba Ciarlini (DEM/ coligação “Força da União”) e Sandro Pimentel (PSOL).

Ceará

Quatro candidatos ao governo cearense estão com o registro deferido: Cid Gomes (PSB/coligação “Por um Ceará melhor para todos”) – candidato à reeleição – Francisco das Chagas Gonzaga (PSTU), Lúcio Alcantara (PR/coligação “Para fazer brilhar o Ceará”), Marcos Cals (PSDB/ coligação “Por um Ceará Moderno e forte” Soraya Tupinambá (PSOL). Os outros dois candidatos, Maria da Natividade Pinho (PCB) e Marcelo Silva (PV) estão com o registro indeferido e apresentaram recurso.

Piauí

No Piauí, nove concorrentes registram-se para concorrer ao cargo de governador. O registro de Lourdes Melo (PCO) foi indeferido. O de Francisco Macedo (PMN) também foi indeferido, mas há recurso contra esta decisão. Os sete candidatos com registro deferido são: Geraldo Carvalho (PSTU), João Vicente Claudino (PTB/ coligação “Por um Piauí novo”), José Avelar (PSL), Romualdo Brazil (PSOL), Silvio Mendes (PSDB/ coligação “A força do povo”), Teresa Britto (PV )e Wilson Martins (PSB/ coligação “Para o Piauí seguir mudando).

Maranhão

Neste estado, há recursos contra o deferimento do registro da candidata à reeleição,  Roseana Sarney (PMDB/ coligação “O Maranhão não pode parar”) e de Jackson Lago (PDT/ coligação “O povo é maior”) . Já o pedido de Marcos Igreja (PCB) foi indeferido , e o candidato foi substituído por Josivaldo Corrêa, cujo registro foi deferido, assim como o de de Flávio Dino (PC do B/ coligação “Muda Maranhão”),  Marcos Silva (PSTU) e Saulo Arcangeli (PSOL).

Para acompanhar o andamento dos pedidos de registro aos cargos de governador por outros estados, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital, acesse o sistema de Estatísticas do TSE


do TSE



EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - GARANHUNS


Visando difundir informações sobre a legislação e os benefícios da nova figura jurídica criada pela Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, o Sebrae Pernambuco dá continuidade à Jornada Empreendedor Individual na região do Agreste Meridional. No que diz respeito à abrangência dessa Jornada, o Sebrae vem buscando fazer com que ela percorra diversas cidades de Pernamuco, informando e orientando o candidato a Empreendedor Individual, de maneira que ele possa se beneficiar com a lei e aderir à formalização de modo consciente.

São Bento do Una será o primeiro município a receber a Jornada, nesta edição. Dando continuidade ao roteiro da jornada, Lajedo, nos dias 09 e 10, com a mesma programação. Em seguida, percorre Águas Belas, no dia 13; Bom Conselho, nos dias 14 e 15; Lagoa do Ouro, 20; e Jurema, 27. Já em Garanhuns a jornada acontece em três momentos: nos dias 16 e 17; depois em 21, 22, 23 e 24; chegando ao fim em 27 e 28. O encerramento da Jornada se dará em Caetés, em 29 e 30 de setembro.

Em todas estas cidades, o horário será das 14h às 16h e das 19h às 21h. Para mais informações sobre a Jornada do Empreendedor Individual na Região do Agreste Meridional, pelo telefone (87) 3762-1752.

PIAUÍ, É O ESTADO QUE MAIS APRESENTA CANDIDATOS PARA ESTA ELEIÇÃO

Dos nove estados que compõem a região Nordeste do Brasil, o Piauí é o que registrou o maior número de candidatos a governador no pleito de 3 de outubro: são nove concorrentes. Em segundo lugar em número de candidatos está Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde houve o registro de oito candidatos. Já  Bahia, Sergipe, Ceará e Maranhão receberam, cada um, o registro de sete concorrentes. Em Alagoas e na Paraíba, seis candidatos pediram o registro para concorrer a governador.

Na região Nordeste , 65 candidatos registraram-se para concorrer ao cargo de governador no pleito de 3 de outubro.Deste total, 52 tiveram o registro deferido; no entanto, há recurso contra o registro de quatro deles. Já dos 12 que tiveram o pedido indeferido, dez recorreram da decisão. Houve ainda uma renúncia, em Pernambuco.

Bahia

Neste estado, apenas Carlos José Bispo do Nascimento  PSTU) teve o registro indeferido e apresentou recurso contra a decisão. Todos os outros seis concorrente tiveram o registro deferido. São eles:  O atual governador  e concorrente à reeleição Jaques Wagner (PT/coligação “Pra  Bahia seguir em frente”), Geddel Vieira  Lima (PMDB/coligação “A Bahia tem pressa”),  Luiz Carlos Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM/coligação “A Bahia merece mais” e Sandro Santa Barbara (PCB).

Sergipe

Todos os pedidos de registro dos candidatos a governador em Sergipe foram deferidos. Porém, foram apresentados recursos contra o registro do governador e candidato à reeleição Marcelo Deda (PT/ coligação “Para Sergipe continuar seguindo em frente”), assim como o de João Aves (DEM/coligação “Em nome do povo”). Os demais candidatos são: Arivaldo José (PSDC),  Avilete Silva e Cruz (PSOL), Henrique de Aragão (PRTB), João Alves  (DEM/coligação “Em nome do povo”), Leonardo Dias (PCB) e Vera Lucia Salgado (PSTU).

Alagoas

Em Alagoas, o único recurso de candidato a governador indeferido foi o de Ronaldo Lessa (PDT/coligação “Frente popular por Alagoas”). O candidato já recorreu desta decisão. Os candidatos com o registro deferido são: Teotônio Vilela, que concorre à reeleição pelo PSDB/ coligação “Frente popular por Alagoas, Fernando Collor (PTB/coligação “O povo no governo”), Jeferson Piones (PRTB/ coligação “Renova Alagoas”), Mario Agra (PSOL) e Tony Clovis (PCB).

Pernambuco

Neste estado, Roberto Numeriano (PCB) está na situação de registro indeferido com recurso. Anselmo Campelo, que concorreria ao cargo de governador por Pernambuco pelo PRTB/ coligação “Um novo tempo” renunciou à candidatura e Fernando Rodovalho, que o substituiu, teve o registro deferido.Também estão com o registro deferido: o candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB/coligação “Frente popular de Pernambuco), Jarbas Vasconcelos (PMDB/coligação Pernambuco pode mais”),Edmilson Silva (PSOL), Jair Pedro (PSTU) e Sérgio Xavier (PV).

Paraíba

Todos os seis candidatos a governador na Paraíba tiveram o registro de candidato deferido. Foi apresentado, no entanto, recurso contra o registro de Ricardo Moutinho (PSB/ coligação “Uma nova Paraíba”). Os demais candidatos são: José Maranhão (PMDB/ coligação “Paraíba Unida”), que concorre à reeleição, Francisco Oliveira (PCB), Marcelino Rodrigues (PSTU), Lourdes Sarmento (PCO) e Nelson Junior (PSOL).

Rio Grande do Norte

Dos oito pedidos de registro de candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, dois foram indeferidos e estão com recursos: Roberto Ronconi (PTC) e Simone Dutra (PSTU). Já o registro de Bartô Moreira (PRTB) foi deferido, mas há recurso contra o deferimento. Os cinco com registro deferido são: Carlos Eduardo (PDT/ coligação “Coragem pra mudar”), Iberê Paiva (PSB/ coligação “Vitória do povo”), José Walter Xavier (PCB), Rosalba Ciarlini (DEM/ coligação “Força da União”) e Sandro Pimentel (PSOL).

Ceará

Quatro candidatos ao governo cearense estão com o registro deferido: Cid Gomes (PSB/coligação “Por um Ceará melhor para todos”) – candidato à reeleição – Francisco das Chagas Gonzaga (PSTU), Lúcio Alcantara (PR/coligação “Para fazer brilhar o Ceará”), Marcos Cals (PSDB/ coligação “Por um Ceará Moderno e forte” Soraya Tupinambá (PSOL). Os outros dois candidatos, Maria da Natividade Pinho (PCB) e Marcelo Silva (PV) estão com o registro indeferido e apresentaram recurso.

Piauí

No Piauí, nove concorrentes registram-se para concorrer ao cargo de governador. O registro de Lourdes Melo (PCO) foi indeferido. O de Francisco Macedo (PMN) também foi indeferido, mas há recurso contra esta decisão. Os sete candidatos com registro deferido são: Geraldo Carvalho (PSTU), João Vicente Claudino (PTB/ coligação “Por um Piauí novo”), José Avelar (PSL), Romualdo Brazil (PSOL), Silvio Mendes (PSDB/ coligação “A força do povo”), Teresa Britto (PV )e Wilson Martins (PSB/ coligação “Para o Piauí seguir mudando).

Maranhão

Neste estado, há recursos contra o deferimento do registro da candidata à reeleição,  Roseana Sarney (PMDB/ coligação “O Maranhão não pode parar”) e de Jackson Lago (PDT/ coligação “O povo é maior”) . Já o pedido de Marcos Igreja (PCB) foi indeferido , e o candidato foi substituído por Josivaldo Corrêa, cujo registro foi deferido, assim como o de de Flávio Dino (PC do B/ coligação “Muda Maranhão”),  Marcos Silva (PSTU) e Saulo Arcangeli (PSOL).

Para acompanhar o andamento dos pedidos de registro aos cargos de governador por outros estados, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital, acesse o sistema de Estatísticas do TSE
do TSE

MENINA FANTÁSTICO


                                                       Foto Simão Silva


Chegou nesta manhã a Garanhuns o Ônibus do Concurso Menina Fantástico da Rede Globo de Televisão. A fila não foi muito grande, pois os critérios adotados pelos organizadores do concurso afastaram as meninninhas menores de 16 anos e com isso, a praça do relógio de flores, local da ultima parada do ônibus, em garanhuns, foi palco de muito choro visto que  as participarntes teriam que ter entre 16 a 25 anos  de idade. 
Além de Garanhuns, os ônibus farão suas paradas nas regiões  Metropolitana e zona da mata. 
O objetivo da visita dos organizadores do concurso é recrutar garotas para participar do concurso do Fantástico em nível Nacional que acontecerá no final do ano e irá oportunizar as meninas - moças a estrearem na carreira de manequim e modelo. No próximo sábado acontece a etapa de eliminação do Estado de Pernambuco.
Segundo a coordenadora do evento, em garanhuns, cerca de 18 meninas se inscreveram e, certamente, darão trabalho para a final pois são lindas.




SIMÃO ONLINE

O Radialista, narrador esportivo, diagramador e colaborador de vários jornais de Garanhuns ( inclusive, uma das mãos de ferro do Jornal Sináculo), e região, atual assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Garanhuns, onde desempenha um responsável trabalho, passa a partir desta semana a compartilhar com seus ouvintes e eleitores  textos  e matérias jornalísticas que são sempre de cunho esportivo e político, na rede mundial de computadores.
Sem dúvidas, mais um legado que deixa o jovem comunicador para a posteridade.

Sucesso sempre!

http://blogdosimaosilva.blogspot.com

AULA MAGNA DE ENGENHARIA É ADIADA


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) comunica que, por motivo de convocação para representar o governador Eduardo Campos em reunião do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), marcada para a manhã desta terça-feira, 31 de agosto, em Brasília, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, não poderá participar da Aula Magna do curso de Engenharia Civil da Instituição.

A Atividade acontecerá em uma nova data, a qual será acordada entre o Secretário Fernando Bezerra e a coordenadora do Curso, professora Giane Lira e divulgada posteriormente. Lamentamos o inconveniente e nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos


Comunicado AESGA

sábado, 28 de agosto de 2010

TWITTEIROS FAZEM MANIFESTAÇÃO INÉDITA CONTRAS QUEIMADAS NO BRASIL



 
Agora chega de queimadas.  É esse o mais novo protesto na rede social Twitter.  Iniciada no dia(25), a manifestação é um marco histórico na área ambiental: nunca antes uma campanha para denunciar os impactos das queimadas foi feito de maneira tão rápida e espontânea.

"Até agora, mais de 25 mil pessoas fazem parte da campanha", disse o cientista político Sergio Abranches em entrevista ocorrida hoje para a rádio CBN.  De acordo com o diretor da OSCIP Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi, das 4h46 às 6h26, #chega de queimadas ficou entre as Trend Topics (expressões mais citadas) do Twitter.  A meta é que a campanha volte a estar nos Tts brasileiros.

Denúncias sobre os focos de incêndio que vem ocorrendo no país, protesto em relação ao descaso e à ausência do Estado são algumas dos posts daqueles que participam da campanha #chega de queimadas.  "O governo brasileiro é inoperante com relação às queimadas.  É fogo para todo lado no Pará e Mato Grosso e Tocantins e nada é feito", disse o ambientalista George Dantas, em um dos seus posts.

Para participar da campanha use a tag #chegadequeimadas em seu twitter.

Brasil em chamas

Durante o período de seca na Amazônia, os produtores rurais ateiam fogo em seus terrenos para renovar o cultivo, seja de agricultura, pasto ou para a pecuária.  Esses incêndios avançam sobre as florestas.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), usar fogo para manejar ou implantar pastagens é ilegal.  Uma queimada só pode ser feita de forma controlada, após ser emitida autorização do órgão ambiental competente.  O valor da multa por queimada irregular é de R$ 1 mil por hectare mais o embargo da área onde houve o crime ambiental.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, esse ano, o estrago provocado pelas queimadas pode ser maior que em 2007, quando houve o maior número de incêndios dos últimos cinco anos.
A situação mais crítica ocorre no Tocantins, onde as queimadas já destruíram 216 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia.  O instituto também considera crítica a situação no sul do Pará e em Rondônia.  Além da destruição das florestas, as queimadas trazem prejuízos sociais e econômicos.  Os aeroportos de Rondônia e Acre ficaram fechados por vários dias, por falta de visibilidade ocasionada pela fumaça.  O tráfego nas estradas também foi afetado, principalmente no período noturno.
Em função dos incêndios que se alastram por causa da seca, 100 casas foram destruídas pelo fogo em Marcelândia (MT).  No mesmo Estado dois trabalhadores da Usina Pantanal, na zona rural de Jaciara, morreram em um acidente durante uma queima de cana-de-açúcar.  Uma das vítimas morreu no local.  O outro trabalhador no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.
Em Rondônia os ribeirinhos estão com dificuldades para navegarem no Rio Madeira, já que além da baixa do rio, ocasionada pelo período de seca, a visibilidade é praticamente zero.  Na região urbana a cidade está tomada por neblina, e a fumaça, em certos momentos chega a tomar conta das residências.  Os atendimentos nos postos de saúde e nas policlínicas aumentaram substancialmente: apenas no Hospital Infantil Cosme e Damião, o atendimento a crianças que apresentam problemas respiratórios subiu 70%.
Só no oeste do Pará, nos municípios de Novo Progresso e Altamira , o Ibama já multou em R$ 726 mil os proprietários rurais por queimada ilegal.  Juntos, eles colocaram fogo sem autorização do órgão ambiental em 724,91 hectares de pastos e florestas em regeneração.  Além da multa, o instituto embargou suas terras.



LULA PEDIU 10 ANOS PARA CARUARU SE COMPARAR A PARIS. E GARANHUNS?!




Cumprindo agenda oficial em Caruaru, agreste pernambucano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a ocasião para fazer, indiretamente, campanha para a candidata do PT, Dilma Rousseff. Além disso, o presidente ressaltou as obras realizadas em seu governo e o recente momento econômico do Nordeste.

"Antes, quando se tratava de coisa boa, era no Sul e no Sudeste. Quando se tratava de coisa ruim era o Norte e Nordeste. Quando eu queria assistir à apresentação de uma orquestra, tinha que ir ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Hoje, podemos ver em qualquer lugar. O nordestino agora só vai para São Paulo para passear”, afirmou.

Ainda em seu discurso o petista disse que, se o ritmo de transformação do Brasil continuar do jeito que está, Caruaru poderá chegar ao ponto de ser confundida com Paris, capital da França. “Só queremos mais dez anos. Tenham certeza de que José Queiroz (prefeito da cidade) vai administrar Caruaru com a sensação de que fosse uma Paris”, disse.

A declaração foi dada na inauguração do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lula também falou que vai inaugurar o curso de Medicina em Caruaru, e pediu ao prefeito que prepare bem os jovens da cidade para que vestibulandos de fora não fiquem com as vagas do curso.

Comentário do Blog da Transparência: Com um governo municipal atolado em ESCÂNDALOS, uma câmara de vereadores comprometidos com a máquina, 01 deputado que só pensa em FESTAS, como prever Garanhuns daqui a 10 anos? A terra do presidente LULA o maior mito politico do mundo na atualidade fica cada vez mais esquecida no cenário politico estadual. O único fato dela ainda ser lembrada deve-se a casualidade de ser constada no registro de nascimento do presidente como sua terra natal. Fora isso... Nada de desenvolvimento, nada de Industria, nada de empregos,nada de saúde,nada......
E ainda querem continuar mamando perpetuando-se no poder sem fazer absolutamente...NADA! 
 

"CAMINHANDO NO PARQUE, ABRAÇANDO GARANHUNS

                                                            
                                                                                                                                          
Os coordenadores do Caminhando no Parque “Abraçando Garanhuns”, Walter Santana e Romildo Lins, junto com os colaboradores Mano Imóvel, Rádio Marano, Gláucio Costa (e seus convidados), UFRPE,UPE, convidam a todos os que queiram participar da l Caminhada Ecológica no dia 26 de setembro.
O Objetivo dos integrantes da caminhada é sensibilizar a cidade para a importância do viver com saúde e do cuidado para com a natureza, resolveram ir até a nascente do rio Mundaú para plantar algumas arvores perto da nascente. A caminhada sairá do parque as 06hs.

A comissão organizadora pede aos participantes que queiram realizar a caminhada, que venham com tênis apropriado, uma garrafinha com água, short ou calça de malha, boné e camiseta e não esqueçam de passar o filtro solar.

Maiores informação pelo tel: 087 3761.1545.

O projeto do “Caminhando no Parque Abraçando Garanhuns”, já organizou varias caminhadas, entre elas destacamos:

Caminhada Abraçando o Cristo no Magano

Caminhada Abraçando a UFRPE

Caminhada Abraçando Mãe Rainha

Caminhada Abraçando o Marco do Ipiranga no Alto do Ipiranga

Caminhada abraçando a Nascente da Serra Branca

Caminhada Abraçando a Santa Quitéria de Frexeiras

Caminhada Abraçando o Sitio Olho D água

Caminhada Abraçando a COHAB lll

Caminhada Abraçando o Distrito de São Pedro

Caminhada Abraçando o Arraia do Compadre Gláucio Costa

Caminhada Abraçando o Castainho

Caminhada Abraçando o Dia dos Pais

Caminhada Abraçando o Dia das Mães

Caminhada Abraçando a Barragem da Cajarana

Caminhada Abraçando a Construção da Barragem Cajueiro

Caminhada Abraçando a Inauguração da Barragem do Cajueiro

Caminhada Abraçando a Gruta do Magano
Blog Valderiapoliticaecidadania

FALTOU CENSO NO DISCURSO DO PRESIDENTE E HOUVE REBATE


Após uma caminhada no Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, os candidatos majoritários da coligação Pernambuco Pode mais responderam às duras críticas feitas pelo presidente Lula durante o comício da noite desta sexta-feira (27), no Marco Zero, Bairro do Recife.


Entre outras coisas, Lula chamou os deputados e senadores da oposição de "picaretas" e "chantagistas", disse que, como vice-presidente, Marco Maciel (DEM) nunca fez nada por Pernambuco,  ironizou Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao dizer que o adversário de Eduardo Campos (PSB) "vai ter que pagar ponto do Ibope para ele no final da eleição" e ainda se referiu a Raul Jungmann como "aquele menorzinho", em virtude do desempenho do candidato nas pesquias eleitorais.



"Ele continua como uma figura extravagante, ferindo a lei", disse Jarbas sobre Lula, explicando que o comício desta sexta, que teve início, com atraso, às 21h, teminando após as 23h, ultrapassou o horário limite permitido por lei para eventos desse tipo, que é até as 22h. "Ele é um semi-Deus, então, acha que pode tudo. Ele quer suprimir a oposição", completou o candidato.



Maior alvo dos ataques de Lula, o candidato ao Senado Marco Maciel aproveitou a presença da imprensa para se defender publicamente. Ele portava um papel escrito à mão com uma lista de obras realizadas no governo Fernando Henrique em Pernambuco, para desmentir que nunca teria feito nada pelo Estado. Entre elas, as obras no Metrô do Recife, a Adutora do Oeste, a ampliação dos aeroportos dos Guararapes e de Petrolinae a ampliação do Porto de Suape.


"Numa sociedade democrática, o juíz é o eleitor. Eu faço política com P grande, como disse Joaquim Nabuco", falou Maciel, que disse ter a consciência tranquila em relação à sua atuação como vice-presidente para beneficiar os pernambucanos.


Já Raul Jungmann afirmou que a postura de Lula no comício não condiz com a história de vida do presidente. "O presidente deveria ter vergonha. Ele, que sempre foi discriminado por ser nordestino, pobre, não deveria nunca utilizar o discurso de ridicularizar ou diminuir a oposição", falou.



CAMINHADA -  Os três candidatos majortários participaram da caminhada no Mercado de Casa Amarela, cumprimentando comerciantes e transeuntes. A caminhada teve início às 10h, e durou cerca de uma hora. Jarbas chegou, inclusive, a comprar uma peça de charque no mercado. Militantes distribuiram adesivos e panfletos e motociclistas portavam bandeiras, buzinando sem parar. A receptividade da população foi morna, refletindo os números de Jarbas nas pesquisas. Apesar dos números desfavoráveis, Jarbas  continua cumprindo uma programação de campanha intensa. Neste domingo, ele faz mais uma caminhada no córrego Domongos Sávio, às 10h. Às 12h, ele participa de evento no comitê, localizado no bairro da Tamarineira.










DISCURSO DE DILMA NÃO EMPOLGA


Armando Monteiro (PTB), Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB), depois desses três foi a vez da candidata à presidência Dilma Rousseff (PT) discursar para os cerca de 25 mil eleitores - segundo organizadores - que lotaram o Marco Zero, no Recife Antigo, na noite de ontem, sexta-feira (27).
A participação da ex-ministra não empolgou aos que lhe assistiam. Mesmo assim, a candidata não se intimidou e fez um longo discurso, no qual elogiou o governo Eduardo, pediu o apoio das mulheres pernambucanas, fez promessas e reafirmou sua participação no durante o período Lula.

JC ONLINE

GARANHUNS GANHARÁ UM PARQUE NA SEMENTEIRA



Em uma das áreas mais verdes e bonitas do município, onde temos ainda resquícios de Mata Atlântica, num espaço que hoje conhecemos como a sementeira municipal e ainda a "Gruta", o pessoal do CODEMA fez um brilhante trabalho de pesquisa da fauna e da flora, praticamente sem recursos e sem apoios institucionais e agora está sugerindo a criação de um parque, atitude maravilhosa!

Ali temos pássaros, animais rasteiros, fontes de água mineral, plantas diversas e ainda a natureza não desbravada. É uma questão de proteção às instâncias verdes que ainda temos!

Pega parte de uma área que seria da Serra Branca, até "as costas" do Cristo do Magano, indo àquela área onde temos também a atual cadeia pública de Garanhuns, onde funcionou a Colônia Penal Feminina.
Detalhe: Todo o processo de pesquisa foi gratuito!

Ouvimos atentamente ao Dr. Renato do CODEMA, que tem coordenado esse trabalho, que se fez presente no Forum Pró-Garanhuns e deu uma interessante palestra relatando o trabalho da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, recebeu apoio das pessoas presentes, e mostrou que está agindo, procurando fazer o que precisa ser feito, junto com sua equipe, pesquisando, procurando, resgatando nosso meio ambiente e a auto-estima, indiretamente, de nossa comunidade.

Na próxima reunião do CODEMA será definido alguns pontos quanto ao novo parque, dentre eles o nome, e vão aqui duas sugestões:

 Parque Prefeito Celso Galvão ou Parque Burle Marx.

 O primeiro nome seria claro, uma homenagem a um prefeito que cuidou das artes e da natureza de nossa cidade, criador do Cristo do Magano, onde, defendo que o monumento símbolo cultural e religioso de nossa cidade possa, quem sabe, se integrar ao projeto do Parque.
 O segundo nome é para ter um caráter nacional, com maior "chamariz" ecoturístico. As pessoas já casariam a idéia do nome a um parque. Mas é claro que poderá haver um nome popular, como temos o Pau-Pombo, que na verdade é Ruber Van der Linden. Quem sabe o Parque da Sementeira mesmo!


Blog do Ronaldo César.


CONOSCO:

O local é muito verde, bonito e inexplorado. Entretanto, o acesso é medonho, cheio de lama e considerado por muitos, extremamente perigoso, até mesmo por não ter qualquer tipo de segurança., embora a CPG esteja a poucos metros do local. A menos, que o grandioso projeto seja cuidado por outras freguesias pois se o centro da cidade está um caos, imaginem por lá...
  Burle Marx é um grande nome, entretanto, se valorizarmos o "ouro de fora" a prata de casa jamais será notada...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ESCOLA ADVENTISTA "QUEBRANDO O SILÊNCIO"

Professores e alunos da Escola Adventista de Garanhuns estiveram reunidos, no Espaço Colunata, nesta sexta-feira, para uma aula de cidadania onde as questóes principais eram a violência e exploração infantil.
A lição, que marcou profundamento o encontro estava baseada na pergunta: 

"O que uma criança pode fazer para diminuir os riscos de uma violência?"

A pergunta não ficou sem resposta pois uma cartilha, " Quebrado o Silêncio", muito bem elaborada foi distribuida e lá estavam  respostas as dúvidas além de exercícios e joguinhos educativos voltados para a questão, que passa a ser responsabilidade de toda uma sociedade.
Registramos o editorial da cartilha:
Fomos criados para ser felizes, amados e viver em sociedade, 
mas infelizmente nem sempre a vida é tão boa quanto deveria ser. 
As vezes, encontramos pessoas difíceis, 
que não aprenderam a amar e respeitar os outros.
Essas pessoas podem se tornar muito perigosas.
Mas o que nós, que somos apenas crianças,
podemos fazer para diminuir estes riscos?
Bem, a primeira lição é:
não ter medo de falar.
E foi exatamente isso o que a nossa turma fez quando descobriu
que um amiguinho estava sofrendo.
Você já sofreu algum tipo de violência?
Você sabe de alguém que sofre com isso?
Agora, você já sabe o que fazer:
Quebrar o silêncio!

A iniciativa, muito oportuna,  em muito contribuiu para orientar crianças e até mesmo pais e professores, pessoas destinadas a proteger as crianças. As nossas crianças!

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Professores, alunos, amigos e familiares dos alunos da APAE- Garanhuns, se reuniram, na manhã desta sexta feira (27) no Espaço Cultural Luís Jardim para o lançamento oficial do projeto(já escrito neste blog no mês passado) APAENERGIA, dentro da programação  da Semana Nacional de Pessoas com deficiência que aconteceu entre os dias 21 a 28 deste mês.
Entre as atrações do feliz evento, destacamos o grupo de "batuqueiros" que encantou a todos os presentes com uma cadência única, perfeita e  marcação cheia de ritmo e beleza.

OUVIDORIA ITINERANTE CHEGOU A GARANHUNS

                                                        Dr. Thomáz Edson - Ouvidor Geral

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco além de prestar um grande trabalho ao cidadão tem outra particularidade em relação as diretrizes dos Direitos Humanos e Cidadania: 
Apesar do planejamento, e a expansão dos recursos (Delegacias, telefones 0800 e portais online), a SDS esbarra numa triste realidade: a grande maioria das pessoas se calam diante das possíveis atrocidades policiais pois se encontram carentes de coragem e assim sendo, não são capazes de gerir esse trabalho social .
A pressão por parte da população é grande e maior ainda são as cobranças de uma maior atuação por parte das autoridades e por isso, o plano coordenado pelo Ouvidor Geral e policiais altamente qualificados, traz em seu guarda-chuva o Programa Especial “Ouvidoria Itinerante” "que é mais um recurso essencial para construir um elo de informações e ajuda mútua entre polícia e cidadão.
A criação da Ouvidoria Itinerante é resultado de estudos do jovem advogado Dr. Thomáz Edson Xavier, que ocorre numa época de grandes preocupações com os indicadores socioambientais, principalmente quando colocamos o nosso estado como em franco desenvolvimento.
A questão principal da Ouvidoria é cuidar da segurança dos cidadãos pernambucanos e para isto foi criado, em 2008, um super ônibus confortável, com capacidade para receber deficientes físicos, 4 salas de ouvidoria e instrumentos de trabalho de ultima geração. O primeiro trabalho Itinerante, que é voluntário, aconteceu no carnaval de 2010, na cidade de Recife e desde então já visitou 20 cidades escolhidas através da IS: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Salgueiro, Belém de São Francisco, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Custódia, Caruaru, Arcoverde, Pesqueira(considerada até então, a cidade que mais houve participação popular deixando claro como a inteiração pode ser absoluta), Bom Conselho, Correntes, Garanhuns(durante o Festival de Inverno), Capoeiras, Caetés, Belo Jardim, São Bento do Uma, Cachoeirinha e São Caetano.
A Secretaria pretende, com a ação, ir até o cidadão para dar respostas aos seus anseios e criar uma nova indentidade: povo/ polícia/segurança, ouvindo moradores, suas reclamações quanto a segurança na cidade, denuncias e solicitações entre outros serviços de atendimento pertinentes a segurança.
É  importante frisar que a solução para cada problema apresentado pode não ser imediata uma vez que a infração segue até a Corregedoria ou o Ministério Público, que atua como componente da estrutura orgânica, representando o cidadão.
O Secretário da SDS, Dr. Wilson Salles Damásio é cauteloso e exige total disciplina funcional e tranquilidade para que o trabalho seja executado com rigor e absoluto sigilo. Para tal os ouvidores são  instruidos, capacitados além de se tratar de pessoas que passam por um estudo rigoroso de conduta exemplar, fator primordial que o credencia para a função.
As queixas mais freqüentes contra a polícia são arbitrariedade e abuso de poder e em resposta à denuncias feitas existe aplicação de penas e até mesmo de expulsão computadas pela secretaria.


Qualquer informação ou queixa pode ser feita através do portal da SDS ou pelo fone:

0800 081 5001.

O "ETERNO" ARIANO SUASSUNA


Escritor, cantor, historiador, oalestrante, político e poeta Ariano Suassuna esteve em Alagoas para receber um título bem merecido. A cerimônia de entrega aconteceu no Museu Théo Brandão.
O paraibano, que também é secretário de Cultura de Pernambuco, recebeu das mãos da reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ana Dayse Dorea, o diploma de Doutor Honoris Causa, maior honraria que um cidadão pode receber de uma universidade. 
A honraria é destinada a personalidades que se destacam nas artes, ciência ou no entendimento dos povos.
O escritor de causos de um povo simples soube retratar como ninguém a vida dos Nordestinos. Aos 83 anos, Ariano Suassuna demonstra consciência sobre o seu papel na cultura. "Entre tantos artistas criadores, como Graciliano Ramos, que é daqui, para mostrar a importância que tem Alagoas e a Universidade de Alagoas em particular", falou.
Era uma dívida que nos tínhamos para com este homem que representa tão bem a cultura nordestina", disse a reitora.



PORTO DE GALINHA VIROU CAPITAL DO CORDEL


Da Redação do pe360graus.com

A 4ª Festa Literária Infantil de Porto de Galinhas (Fliportinho) e a 1ª Festa da Literatura de Cordel (Flicordel), no balneário do Litoral Sul do Estado terminan neste sábado. Lá, são as xilogravuras e os cordéis que ditam as brincadeiras da criançada. Para lembrar a história do homem que chegou ao céu, por exemplo, as crianças escalam uma parede. Em outra brincadeira, os cordéis nascem em árvores e podem ser colhidos para uma declamação.


A estudante Taiane da Silva, de 8 anos, gostou de virar cordelista por um dia. Usando carimbos feitos com isopor, ela contou a história da mula sem cabeça. "Vou contar a história da mula que saía e atacava as pessoas e estou gostando muito".


Em cinco dias, 20 mil pessoas  visitaram a Fliportinho. E quem foriaté a praia, também pode participar da Primeira Festa da Literatura de Cordel, criada para deixar o público ainda mais próximo da cultura regional. Palestras, minicursos, oficinas, recitais e lançamentos de livros estão na programação dos eventos.


"Nosso objetivo maior é trazer a leitura para perto das crianças de forma prazerosa, lúdica, sem que ela tenha receio de ler. A leitura é muito importante, através dela as pessoas se formam e melhoram a autoestima", afirma a coordenadora da Fliportinho, Rose Jarocki.


Entre as sensações das festas, está a Carroça do Cordel, um veículo que circula nas calçadas de Porto de Galinhas divulgando o gênero literário. As festas têm como homenageados os cordelistas J.Borges, Dila e José Costa Leite. A programação da Fliportinho acontece no espaço Porto Arena (localizado na entrada de Porto de Galinhas) e na Praça das Piscinas Naturais.


Com o tema "Minha Cidade", o evento promove um concurso de literatura em duas categorias: a infantil (aberta para crianças do quinto ao nono ano) e a juvenil (ensino médio), voltado para alunos das escolas da rede pública e particular. A proposta dos organizadores é incentivar o hábito da leitura e a criatividade por meio da cultura popular. Uma comissão julgadora formada por educadores vai selecionar 100 cordéis (50 de escolas públicas e 50 de estabelecimento de ensinos particulares) que serão publicados e distribuidos para bibliotecas, escolas, prefeituras e os pequenos autores. Os três primeiros lugares ainda ganharão prêmios.


A programação da Flicordel acontecerá em três polos: A Praça do Cordel (onde acontecerão as apresentação de recitais, música e teatro), o Espaço Paulo Freire (reservado para palestras e oficinas) e a Carroça do Cordel (com apresentações itinerantes nos principais pontos de Porto).





SECRETÁRIO FERNANDO BEZERRA COEHO REALIA PALESTRA NA AESGA



Nesta segunda-feira, 30 de agosto, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) será palco para mais um momento de destaque da Instituição. Trata-se da Aula Magna do Curso de Engenharia Civil, realizada por meio da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), que contará com a presença do o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e Presidente do Complexo Industrial Portuário de SUAPE, Fernando Bezerra Coelho.

Durante o Evento, voltado não apenas para os alunos da primeira turma de Engenharia Civil da AESGA, mas para os demais interessados no assunto, o Presidente do Complexo Industrial Portuário de SUAPE estará abordando o tema: “Mercado de Trabalho para o segmento da Engenharia Civil”.

Segundo informações da coordenadora do Curso, professora Giane Lira, a palestra será realizada no Auditório da Autarquia, a partir das 17 horas e 30 minutos. “Consideramos a presença de Fernando Bezerra um momento de fundamental importância para os alunos do Curso e também para a AESGA, uma vez que na aula inaugural contamos com a participação da experiente engenheira Fátima Rezende”, afirmou.

Serviços: A AESGA está localizada na Avenida Caruaru, nº 508, no bairro de São José. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: (87) 3761-1596 ou 9945-2992.