terça-feira, 9 de abril de 2013

POLICIA FEDERAL FAZ PRISÕES EM GARANHUNS

Uma operação da polícia em parceria com o Ministério Público efetuou a prisão, na manhã desta terça-feira (09), de quatro funcionários envolvidos em um esquema criminoso dentro do Hospital Dom Moura, localizado em Garanhuns, no Agreste do Estado. Na ação foi detida a ex-diretora da unidade de saúde, Maria Emília Pessoa, além de Lúcio Ferreira Duarte Neto, diretor financeiro, Marconi Souto Araújo, porteiro e ainda a sua esposa, Maria Veridiana da Costa, que também é servidora.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil desde julho do ano passado e a apuração dos fatos aponta que o grupo estaria desviando dinheiro público da compra de materiais hospitalares. Os funcionários foram conduzidos por equipes da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac) e devem prestar esclarecimentos ainda nesta tarde
O Ministério Público Federal desencadeou em diversos Estados do País uma operação de combate à corrupção. As ações dos promotores chegaram nesta manhã a Garanhuns. O MP conta com o apoio da CIOSAC e da Polícia Federal e algumas pessoas foram presas na cidade. O apoio à operação no município está sendo dado pelo promotor Guilherme Vieira, da área criminal.

Há pouco o assessor de Imprensa do Ministério Público, jornalista Jacks Cerqueira, divulgou para a imprensa local os nomes da pessoas detidas temporariamente por cinco dias de quatro funcionários envolvidos em um esquema criminoso dentro do Hospital Dom Moura, localizado em Garanhuns, no Agreste do Estado. Na ação foi detida a ex-diretora da unidade de saúde, Maria Emília Pessoa. A ex-diretora do hospital que foi presa comandou a unidade de saúde de 2007 a 2012. Além delas foram presos um auxiliar administrativo,Lúcio Duarte, um ex-porteiro, Marcone Souto Araújo que seria usado como 'laranja' e a mulher do ex-porteiro, que ainda trabalha no departamento financeiro do Hospital Dom Moura, Veridiana da Costa
. De acordo com o procurador-geral da Justiça, Aguinaldo Fenelon, a Secretaria Estadual de Saúde fez um requerimento à Polícia Civil para que investigasse o hospital. A polícia concluiu as investigações há aproximadamente seis meses e entregou ao Ministério Público. "Com o poder do Ministério, o promotor entendeu que o inquérito estava incompleto, aprofundou e continuou as investigações da Polícia Civil. Com o aprofundamento, foram encontrados 60 cheques na conta pessoal do então porteiro, marido da mulher responsável pelas finanças da unidade", detalha Fenelon. Os 60 cheques totalizam R$ 260 mil e, depois disso, o Ministério Público pediu a prisão temporária dos quatro envolvidos.


Ainda de acordo com o procurador-geral, foram apreendidas câmeras fotográficas, notebooks, pendrives e outros materiais que serão analisados pelos promotores e equipe técnica do MPPE. "Podemos solicitar outras prisões, se nós entendermos que houve mais recursos desviados além desses R$ 260 mil", conclui Agnaldo.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil desde julho do ano passado e a apuração dos fatos aponta que o grupo estaria desviando dinheiro público da compra de materiais hospitalares. Os funcionários foram conduzidos por equipes da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac) e devem prestar esclarecimentos ainda nesta tarde.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.