sexta-feira, 5 de abril de 2013

PSB AINDA QUESTIONA VITÓRIA DE ARMANDO


EXCLUSIVO - Embora o petebista Armando Duarte tenha vencido a eleição do ano passado em Caetés, iniciando agora o quarto mês de sua administração, o PSB do município questiona a vitória e entrou com uma ação na justiça pedindo a cassação do seu mandato. Os socialistas alegam abuso do poder econômico por conta do então candidato e do seu vice, Severino Gordo.

Na reclamação, os que fazem o PSB de Caetés além de fazerem a denúncia anexaram documentos e gravações de moradores de diferentes sítios do município, revelando ter recebido algum benefício para votar no representante da oposição.

O blog teve acesso a uma cópia do processo, que está no fórum, trazendo trechos como os citados abaixo:

Mulher - Mas deu uma ajuda, pelo menos ao seu genro que votou nele?
Senhor - Até agora só uma carroça de mão
...
Valdo - tudinho foi Armando prefeito.
Interlocutor - Ele prometeu emprego pra vocês, né? Tá certo! E o salário de guarda, quanto é que vai ser?
Valdo - Rapaz não sei ainda não
Interlocutor - Não acertou com tu não?
Valdo - Falou não, vou acertar agora. Quando eu for lá agora vou acertar. Deve pagar uns 700, né? Que é o salário mesmo.
...
Interlocutor - Ele ajudou a senhora com o que?
Mulher - Me deu dinheiro
Interlocutor - Deu quanto a senhora?
Mulher - Deu 200 reais.

Depoimentos como esses foram colhidos já depois da eleição e da vitória de Armando. A defesa do prefeito sustenta que tudo foi uma armação grosseira dos socialistas, que não se conformam de ter perdido um pleito que consideravam ganho.

A curiosidade do repórter sobre esse caso de Caetés foi atiçada outro dia quando um morador da cidade enviou um comentário ao blog, anexando dados do processo.

Pegamos a relação de nomes, arroladas como testemunha no caso e procuramos alguns deles para apurar melhor o assunto. A maioria ouvimos no sítio onde residem, na zona rural de Caetés e o último, que trabalha como mototaxista em Garanhuns conseguimos trazer para entrevistar na minha casa mesmo.

Todos eles, principalmente os moradores da zona rural, parecem assustados com a briga na justiça e afirmam ter sido enganados por gente estranha ao município, que os teriam pressionado e induzido a dizer certas coisas.

Uma dessas pessoas é Ivanildo Osório da Silva, de 64 anos, do Sitio Malhada da Arara. Ele é conhecido como Vanildo Preto e está sendo acusado de ter votado em Armando em troca da promessa de lhe conseguirem uma cisterna e uma mulher

"Votei em Armando porque quis votar. Não houve isso. O senhor acha que eu ia aceitar isso, de arranjarem uma mulher pra mim? Se quiser eu mesmo arranjo", disse Vanildo, demonstrando revolta com a situação. "Digo a mesma coisa no juiz, no tribunal. A minha conversa é uma só pode passar 200 anos", completou o senhor.

No Sítio Várzea das Vacas uma família inteira está envolvida nas denúncias contra Armando. José Pedro, conhecido como Tino, e seus filhos estão sendo acusados de terem recebido uma carroça e outros benefícios em troca de votos. Fomos lá, já à noitinha e uma das filhas, Luciana Bezerra dos Santos, era a mais revoltada. Disse que o pai não ia dar entrevista. Mesmo assim seu Tino falou e repetiu mais de uma vez que ninguém recebeu carroça nem nada. "Vieram aqui fazer entrevista e gravaram escondido", revelou o agricultor, disposto a esquecer o assunto.

Duas irmãs, do Sítio Macambira, Juraci Maria de Noronha e Ana Maria de Noronha, também foram procuradas depois da eleição para dar declarações. Segundo elas era um pessoal desconhecido, informando ter sido enviado pelo governador. Confessarem ter recebido "muita pressão" para falar contra Armando, tendo sido gravadas sem autorização. "Votei de livre e espontânea vontade", revelou Juraci. Ela disse que nunca foi "do outro partido" e acha que o então candidato, o vencedor da eleição é o melhor para Caetés. 

A opinião é compartilhada por Ana que também assegurou ter votado em Armando sem precisar de nenhum estímulo financeiro para isso. "Caetés estava acabado, numa situação crítica. Precisava da mudança", justificou a moradora do Sítio Macambira.

José Edvaldo Gonçalves, o Valdo, eleitor de Caetés, mas que mora em Garanhuns, próximo a Serra Branca, disse que foi abordado no seu ponto de mototáxi por um policial da cidade. O trabalhador alega ter sido pressionado e revela que lhe foram oferecidas vantagens para falar mal de Armando Duarte. "Até um carro essa pessoa me prometeu", acentua.

Valdo se mostra revoltado, como os outros, e até procurou a delegacia para se aconselhar e prestar queixa. "Eu não tenho nada contra Armando, como ia falar mal dele?", argumentou o mototaxista. Ele revelou que toda sua família, do Sítio Várzea de Dentro, em Caetés, votou no candidato do PTB. "Destruíram tudo no município, as coisas precisavam mudar", finalizou o rapaz. Como os outros, disse que sua conversa é uma só e está disposto a dizer a verdade diante do juiz.

As conversas com os moradores de Caetés foram filmadas ou gravadas. Nenhum deles pode depois afirmar que os jornalista inventou as coisas. Abaixo disponibilizamos três links para os leitores. É só clicar em cima de cada um para assistir o vídeo ou ouvir a gravação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.