quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

GARANHUNS É CONTEMPLADA COM UM CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE



O CIE que será construído é do Modelo III, o mais avançado

Garanhuns foi contemplada, pelo Ministério do Esporte, com um Centro de Iniciação ao Esporte - CIE, que tem como objetivo ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva. O órgão desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

No próximo dia 19 de dezembro, o arquiteto urbanista da Secretaria de Planejamento de Garanhuns, Emanuel Rodrigues, irá participar de uma reunião no Ministério do Esporte para tratar de assuntos referentes ao projeto padrão, adequação do projeto, gestão de equipamentos esportivos, regime diferenciado de contratação e licitação. Em Pernambuco, apenas 17 municípios foram contemplados com o projeto. 

Em Garanhuns será construído o Modelo III, que é o mais avançado, com uma área de construção de 7.000m². O Centro terá arquibancada com capacidade para 177 pessoas, 16 modalidades de esportes olímpicos, seis paraolimpícos e uma modalidade não olímpica, que o futebol.

De acordo com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016 permitiu sensibilizar a todos, principalmente o governo, sobre a importância de infraestrutura esportiva. “É um equipamento multiuso, voltado para a identificação de talentos e a formação de atletas na base, a ampliação da oferta dessas instalações públicas com requisitos oficiais. É um equipamento esportivo que atende a todas as regras para uma prática formal do esporte”, ressaltou o secretário, durante a divulgação das cidades selecionadas.
O que é o CIE
O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.
O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.

Texto: Marcella Valença
Imagem: Divulgação
Fonte: Ministério do Esporte
Informações para Imprensa: Marcella Valença
(87) 9921-6080 SECOM/PMG