segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ALUNOS DA UPE - SERRA TALADA COMEÇAM A FAZER HISTÓRIA

A primeira turma de Medicina da Universidade de Pernambuco – Campus Serra Talhada começa a fazer história. Com iniciativas simples, mas de alta relevância social e científica, os discentes pioneiros realizaram inúmeras atividades no semestre passado (2013), dentre as quais, merecem destaque:

- Campanha de Incentivo à doação de medula óssea;
- Visitas ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (HOSPAM);
- Realização de palestras de conscientização sobre as dificuldades em saúde mais freqüentes nas comunidades Alto do Bom Jesus I e II, Malhada Cortada, Borborema e Cohab, todos em Serra Talhada. Nesses mesmos eventos, que envolveram todas as equipes das unidades de saúde da família (USF) dos bairros visitados, demonstrou-se uma forma inovadora de tratar assuntos como: Hipertensão e Diabetes, Saúde do Homem, Reeducação e bons hábitos alimentares, além do Uso Adequado da Água. Com tais medidas, os alunos conseguiram a prática do modelo de assistência integral à Saúde, promovendo igualdade social.

APROVADOS EM CONGRESSO NORTE/NORDESTE
Os discentes Maria Luíza Ferreira e Ailton José de Souza conseguiram, ainda no 1º período da graduação, aprovar o resumo científico sobre estas atividades realizadas em comunidade, no I CONGRESSO NORTE-NORDESTE  II, do Vale do São Francisco, para a formação do SUS -  CONGREFOR, realizado pela UNIVASF, em parceria com outras universidades. Os alunos apresentarão o trabalho neste mês de fevereiro.

Tais atitudes comprovam que os sertanejos, com jeito particular e responsável de se fazer Medicina, podem transformar a realidade do interior do estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.