quarta-feira, 26 de março de 2014

AGRESTE MERIDIONAL RECEBE SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

  
Nesta 2ª parada, a Semana de Direitos Humanos traz desde  segunda-feira, 24,  oficinas, exposição sobre os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, mutirão de documentação em presídios  e quilombo, curso de Libras, entre outras ações.

De acordo com o secretário executivo, Paulo Moraes, o objetivo é promover a sensibilização das redes parceiras e da sociedade civil sobre a importância da preservação da cidadania através do combate às violações. O evento vai percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado. 
No primeiro dia do evento, estão programadas: oficina sobre "Direitos e Deveres da Pessoa Presa" na cadeia pública de Lajedo; reunião de acompanhamento, com a rede de serviços de Garanhuns, sobre homicídios contra população LGBT;  e a mostra "A verdade da repressão, a Memória da Resistência", em homenagem aos 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, também em Garanhuns.
A Semana de Direitos Humanos do Agreste Meridional ainda terá rodas de diálogo sobre os casos de CVLIs na Região; mutirão de documentação na Colônia Penal Feminina de Buíque, no CRAS de Tupanatinga e no município de Jurema; oficinas de saúde e educação junto ao público LGBT; visita a cadeias públicas;  oficina de Libras, realizada pela Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência, SEAD; e Feira de Cidadania.
A feira será realizada no Quilombo Castainho, em Garanhuns, e vai oferecer a população diversos serviços, como, por exemplo: vacinação contra HPV e distribuição de preservativos; panfletagem sobre violência doméstica; atendimento jurídico gratuito; oficina de reciclagem de lixo e corte de cabelo. 

Para fechar o evento no Agreste Meridional, será realizado na sexta-feira, 28, o Seminário "Direitos Humanos e Democracia", com o objetivo de promover um grande debate sobre as ações desenvolvidas na área em Pernambuco, e oferecer um intercâmbio de experiências com os municípios. 
Em todo Estado - As Semanas de Direitos Humanos 2014 irão alcançar, até Setembro, as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco.  Em 2013, um total de 120 municípios, com 487 ações e 37.330 pessoas foram contempladas.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
(81) - 31833187 / 31833152
www.sedsdh.pe.gov.br