sábado, 26 de abril de 2014

DOIS DISTRITOS DE GARANHUNS SÃO CONTEMPLADOS COM INCLUSÃO DIGITAL

 


O Programa Conexão Cidadã está tirando do isolamento 400 mil pessoas, 
levando sinais de dados e voz às regiões mais remotas do Estado
Cento em vinte e cinco distritos e povoados pernambucanos que não possuem acesso aos serviços de telefonia móvel e internet 3G estão sendo beneficiados por uma política pública voltada exclusivamente à inclusão digital das populações residentes nas regiões mais remotas do Estado e que possuem mais de mil habitantes. Para isso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está investindo R$ 36 milhões no Programa Conexão Cidadã, que levará sinal de dados e voz a 400 mil pessoas até junho deste ano. O projeto piloto, lançado em janeiro no distrito de Frexeiras, município de Escada, tirou do isolamento mais de seis mil pessoas.
Na ocasião, foi inaugurada uma torre de telefonia móvel da operadora Vivo, empresa parceira no projeto. Apenas em Frexeiras, o Governo investiu R$ 285 mil em créditos de ICMS. O município também recebeu um “Espaço Conexão Cidadã” dotado de dez computadores, com acesso gratuito à Internet por meio de modens com 2 megabits de velocidade. “A democratização dos serviços de telefonia móvel e internet é um importante instrumento de difusão do conhecimento, permitindo o acesso mais fácil e rápido a conteúdos de caráter educacional e de qualificação profissional”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, destacando que cada uma das 125 localidades receberá unidades do Espaço Conexão Cidadã. 
Cada uma das 125 localidades ganhará uma torre de conexão que garantirá a milhares de pernambucanos o direito ao acesso à informação e à comunicação. “Essa é uma ação estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, através da melhoria do ambiente de negócio e ampliação da geração de emprego e renda nessas localidades”, afirmou Bertotti.
Até o último mês de março, 60 localidades foram beneficiadas pelo Conexão Cidadã. Outras 65 receberão o benefício até junho, completando a lista de 125 distritos e povoados que terão acesso à conexão de telefonia móvel e internet. Entre as localidades já beneficiadas estão Tupaoca (no município de Aliança), Bizarra (Bom Jardim), Carapotós (Caruaru), Fátima (Flores), São Pedro (Garanhuns), Curral Queimado (Petrolina) e Bengalas (Passira).
Foto: Divulgação/Sectec