quinta-feira, 10 de abril de 2014

PLANETÁRIO COMEÇA A SER CONSTRUÍDO NO PARQUE EUCLIDES DOURADO



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, está montando o planetário de Garanhuns no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis. As obras já começaram e o local está previsto para ser inaugurado em julho. Com capacidade aproximada de 40 pessoas, o ambiente será prioritariamente destinado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de aprimorar e enriquecer seus conhecimentos. O sistema também será aberto ao público mediante agendamento.

Feito em aço e fibra com design moderno e estrutura resistente, o planetário de Garanhuns será totalmente digital com tecnologia de última geração, incluindo em suas sessões, temas variados nas áreas de astronomia, biologia e meio ambiente. O espaço interno contará com poltronas confortáveis e reclináveis e será o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica, ou seja, uma estrutura composta de uma rede de triângulos que dá forma a uma superfície aproximadamente esférica.

No planetário o céu poderá ser estudado em detalhes, em qualquer data e visto de qualquer parte do planeta e fora dele. Todo o sistema será comandado a partir de um controle remoto ou através de outros dispositivos portáteis, como Tablets. Para auxiliar no ensino, os professores poderão instalar um software em seus computadores e criarem, dessa forma, apresentações a serem exibidas aos seus alunos. A secretária de Educação, Janecélia Marins, comenta sobre a instalação desse instrumento de aprendizagem e entretenimento na cidade. “O planetário, além de ser um ambiente digital-pedagógico, é também um espaço de aprendizagem significativo, onde os alunos e visitantes adquirem novos conhecimentos de forma lúdica e prazerosa”, pontua.

Texto: Samara Pontes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG
--