sábado, 17 de maio de 2014

90 ANOS DA COLUNA PRESTES

O Congresso Nacional, com o apoio de entidades e movimentos sociais, realizará uma sessão comemorativa alusiva aos 90 anos da Coluna Prestes. O evento acontecerá na próxima terça-feira (20), às 12 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.


Convite Convite
A sessão solene confere ao Congresso Nacional o protagonismo histórico de marcar o início das comemorações dos 90 anos da Coluna Prestes. O evento é uma iniciativa dos mandatos do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e da deputada federal, Luciana Santos (PCdoB-PE) e contará com a presença de familiares dos principais combatentes, entre eles, Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes e familiares do general Miguel Costa.

Entidades como a Fundação Mauricio Grabois, CTB, CUT, UNE, Ubes, UJS, Contee, Unegro, Contag, Centro de Estudos Barão de Itararé, UBM, Iphan e Ministério da Cultura do Governo Federal, apoiam o evento.

A Coluna Prestes, como ficou conhecida, percorreu uma distância de 25 mil quilômetros, atravessando 11 estados brasileiros: do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. Fato que fez dela uma das maiores marchas militares da história mundial. A saga terminou em 3 de fevereiro de 1927, quando Prestes se internou na Bolívia com 620 combatentes, e Siqueira Campos se abrigou no Paraguai com 65 de seus homens. Por não ter sido derrotada, apesar dos esforços empreendidos pelos governos federal e estaduais, ganhou a denominação de Coluna Invicta.

Desta feita, em 28 de outubro de 2014 a Coluna Prestes completará 90 anos de história e serviços prestados à democracia brasileira, caracterizando, pelo papel histórico que desempenhou, o ano de 2014 como o ano de comemorações dos 90 anos da “Coluna Invicta”.

Fonte: Fundação Mauricio Grabois

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.