terça-feira, 6 de maio de 2014

ALDO SANTOS PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 21 ANOS DE ASSENTAMENTO NORMANDIA



O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos participou no último domingo (4) das comemorações alusivas aos 21 anos do Assentamento Normandia no município de Caruaru, Agreste Pernambucano.

O Assentamento é considerado um símbolo de resistência do Movimento Sem Terra em Pernambuco. O chefe de gabinete do governo João Lyra, Rubens Júnior, a coordenadora da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, deputados estaduais, líderes sindicais e representantes de associações estiveram presentes no evento.

Fazenda Normandia – Ocupação símbolo da luta pela terra em Pernambuco. No dia 1º de maio de 1993, 179 famílias ocuparam a fazenda Normandia, no município de Caruaru. A ocupação se transformou em símbolo de resistência e luta em Pernambuco. Foram quatro despejos e cinco ocupações até a vitória definitiva, em novembro de 1997. No dia 17 de abril de 1996, coincidentemente, o dia do massacre de Eldorado dos Carajás, onde foram assassinados 19 militantes da luta pela reforma agrária no estado do Pará, um grupo de 14 representantes dos acampamentos do MST em Pernambuco entrou em greve de fome, dispostos a irem até as ultimas conseqüências para garantir a desapropriação da fazenda Normandia e de outras áreas no estado. Onze dias depois a greve foi encerrada vitoriosa, com o inicio do processo de desapropriação da fazenda para fins de Reforma Agrária. Hoje no Assentamento Normandia vivem 41 famílias e em 1998 foi criado, na antiga casa sede da fazenda, o centro de Formação Paulo Freire, em homenagem ao grande educador Pernambucano, que tem sido um importante espaço de formação política de militantes do MST e de outras organizações do estado de Pernambuco e do nordeste.”

Monique Cabral (81) 9488 3324


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
Fones: (81) 3184-2885/2865
E-mail: 
imprensasara@gmail.com
Site: www.agricultura.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.