sábado, 17 de maio de 2014

EUCLIDES DOURADO VIRA SALA DE CINEMA

Uma enorme tela com projeção em alta definição e áudio digital transformou o Parque Euclides Dourado numa grande sala de cinema a céu aberto. Isso porque começou nesta sexta-feira (16) a Mostra Garanhuns, na mais charmosa cidade do Agreste de Pernambuco. O evento, que segue até domingo, sempre a partir das 18h, proporciona projeções gratuitas de filmes nacionais e internacionais aos moradores do local e turistas.

Com o tema Cinema e Futebol, a estreia da mostra contou com a presença do folclórico jogador pernambucano Mauro Xampu e apresentação do jornalista esportivo George Guilherme (TV Globo). Na primeira noite, a plateia assistiu ao curta-metragem paulista O travesseiro e o escorpião, do diretor Henrique Carvalhaes, e ao longa-metragem argentino Um time show de bola, de Juan José Campanella.

O público da Mostra Garanhuns foi recebido por bonecos gigantes do Recife, que representavam craques do futebol mundial. Os grandalhões desfilaram pelo local ao som de uma orquestra de frevo. Na mesma noite foi inaugurada a reforma do Parque Euclides Dourado, que agora conta com calçamento de paralelepípedos e nova iluminação. O prefeito da cidade, Izaías Régis, que esteve presente no evento, destacou a importância de ações como esta para o povo garanhuense. “Numa cidade em que há cultura e educação, as pessoas vivem mais e melhor”, disse o gestor.

Representante da Home Center Ferreira Costa, patrocinadora da Mostra, Anselmo Carneiro ratificou o discurso de Izaías Régis, acrescentando o orgulho que a empresa tem em incentivar o evento. “Espero que a Ferreira Costa sempre faça parte desse tipo de evento, principalmente em Garanhuns, onde a empresa nasceu há 130 anos.”, afirmou Anselmo, que junto ao prefeito e ao jogador Mauro Xampu entregou os certificados de participação aos alunos das oficinas de formação cultural realizada pelo festival, que também apresentaram os curtas em stop motion produzidos nas aulas.

EXPOSIÇÃO

Outro destaque da Mostra Garanhuns é a exposição Entrevárzeas, com 21 imagens feitas pelo fotógrafo pernambucano Beto Figueiroa. O acerva faz um apanhado do trabalhos de Beto realizados há 12 anos sobre a temática do futebol em campos de várzeas espalhados pelo Nordeste do Brasil. A belas fotos revelam a universalidade do esporte e de como o povo brasileiro é apaixonado pela bola. 

A professora Ana Medeiros, de 52 anos, aproveitou para visitar a exposição antes do início dos filmes, e disse estar encantada com o trabalho. “São fotos com muita sensibilidade. As cores, as expressões, as paisagens, tudo é bonito. É o interessante é que a gente percebe o quanto o futebol está presenta nesse País, mesmo discretamente”, contou. Entrevárzeas está em cartaz também no Euclides Dourado, até domingo, sempre a partir das 18h. A entrada é gratuita.

Confira a programação da Mostra de Cinema:

SÁBADO (17/05) - A partir das 18h.
Curta: A promessa de Gerônimo
Direção de Luiz Menegaz. Ficção.
É a final da Copa do mundo entre Brasil e Argentina, no Rio de Janeiro. Leandro e Bruno estão atrasados para o Maracanã e enfrentam problemas com o carro. A solução surge de um argentino, mas eles têm que escolher qual dos dois irá para o estádio.
Longa: Pelada: Futebol na favela
Direção de Alex Miranda. Documentário
Sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. Retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e o universo que envolve o cotidiano das peladas.

DOMINGO (18/05) - A partir das 18h
Curta: Bola na cabeça
Direção de Wilson Freire. Ficção
Desde criança tinha o sonho de ser jogador de futebol. Ele cresceu e nunca tirou a bola da cabeça.
Longa: Linha de passe
Direção de Walter Salles e Daniela Thomas. Ficção.
Quatro irmãos, criados apenas pela mãe, que é empregada doméstica e está mais uma vez grávida, precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no futebol e a ausência de uma figura paterna.

(Texto enviado pelos organizadores da Mostra. Foto de Márcia Dias).