quarta-feira, 14 de maio de 2014

FLIP 2014 HOMENAGEARÁ MILLÔR FERNANDEZ


  • O Dia
  • » Diversão
  • » Festa Literária de Paraty terá homenagem a Millôr Fernandes

Festa Literária de Paraty terá homenagem a Millôr Fernandes

Este ano, todos os convidados fazem sua estreia no evento. Entre os destaques estão o colunista do DIA Jaguar, Cacá Diegues e Fernanda Torres

Beatriz Inhudes
Rio - A programação principal da 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 30 de julho a 3 de agosto, foi divulgada ontem. O homenageado deste ano é o escritor, desenhista e tradutor Millôr Fernandes, morto em 2012, e que participou da primeira edição do evento, em 2003.
Millôr, que participou da primeira Flip e morreu em 2012, é o homenageado da 12ª edição da festa literária
Foto:  Divulgação

Este ano, todos os convidados fazem sua estreia no evento. Entre os destaques estão o colunista do DIA Jaguar, Cacá Diegues, Fernanda Torres, o russo Vladímir Sorókin, a neozelandesa Eleanor Catton, e os americanos Michael Pollan, Andrew Solomon e Glenn Greenwald. Gal Costa fará o show de abertura, gratuito. O curador da Flip, Paulo Werneck, adianta, ainda, que haverá um tributo ao cineasta Eduardo Coutinho, morto tragicamente em fevereiro deste ano, e que participou da Festa em 2013.
Logo na abertura, a primeira homenagem a Millôr, será Jaguar sendo entrevistado pelos escritores e humoristas Hubert e Reinaldo, do ‘Casseta & Planeta’. Eles vão falar sobre a obra do escritor e desenhista brasileiro. Já na quinta-feira, dia 31 de julho, o humorista Gregório Duvivier participa da primeira mesa e lança seu livro ‘A Partir de Amanhã Eu Juro que Vai Ser Agora’. Na sexta, dia 1º, os destaques são o ensaísta Michael Pollan, que vai falar sobre comida e seu caráter histórico, político e social, e os brasileiros Cacá Diegues e Edu Lobo, encerrando a noite na mesa ‘2x Brasil’.
No sábado, o ganhador do Oscar de Melhor Documentário de 2011, Charles Ferguson, divide a mesa ‘Liberdade, Liberdade’ com Glenn Greenwald, que lança o livro ‘Seu Lugar Para se Esconder’, em que fala sobre as revelações de Edward Snowden sobre a espionagem americana na internet. Na sequência, a Flip abre espaço para lembrar os 50 anos do golpe militar no Brasil, com Marcelo Rubens Paiva, Bernardo Kucinski e Persio Arida. Encerram o dia o jornalista do ‘New York Times’ David Carr, ex-viciado em crack, personagem que conduz o filme ‘Page One: Inside the New York Times’ e autor de ‘A Noite da Arma’, e a escritora argentina Graciela Mochkofsky.
O curador Paulo Werneck explica que a crítica social e política é o fio condutor para as discussões, e que o convite aos autores leva esse ponto em consideração. “A programação tem eixos e a escolha de Millôr deu o tom que alia humor e crítica. Entre os eixos deste ano, temos, além da literatura, o pensamento indígena, a arquitetura e a ciência”, explica Werneck.
Mauro Munhoz, diretor-presidente da Associação Casa Azul, realizadora do evento, contou que os preços dos ingressos continuam os mesmos de 2013: R$ 46 para a tenda dos autores e R$ 12 para a do telão. Os bilhetes estarão à venda a partir de 2 de junho.
Liz Calder, presidente da Flip, gravou um vídeo destacando o crescimento da Festa. “No início, eram apenas escritores de Reino Unido e Estados Unidos. Hoje, temos Chile, Peru, México.” Entre os destaques mencionados por Liz, estão a fotógrafa suíça Claudia Andujar, que vive no Brasil e é pioneira em imagens do modo de viver dos índios brasileiros, e Fernanda Torres, que acaba de lançar o primeiro livro, ‘Fim’.

PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL 
 
QUARTA, 30/7

19h: Sessão de abertura e ‘Millormaníacos’, com Hubert e Reinaldo e Jaguar
21h30: Show de Gal Costa

QUINTA, 30/7
12h: Mesa 1 — ‘Poesia & Prosa’, com Eliane Brum, Charles Peixoto e Gregorio Duvivier
15h: Mesa 2: ‘Os Possessos’,com Elif Batuman e Vladímir Sorókin
17h15: Mesa 3 — ‘Fabulação e Mistério’, com Eleanor Catton e Joël Dicker
19h30: Mesa 4 — ‘Veneza do Atlântico’, com Francesco Dal Co e Paulo Mendes da Rocha.

SEXTA, 1º/8
10h: Mesa 5: ‘O Guru do Méier’, com Cássio Loredano e Sérgio Augusto
12h: Mesa 6 — ‘À Mesa com Michael Pollan’
15h: Mesa 7 — ‘Marcados’, com Claudia Andujar e Davi Kopenawa
17h15: Mesa 8 — ‘Livre como um Táxi’, com Antonio Prata e Mohsin Hamid
19h30: Mesa 9 — ‘Encontro com Andrew Solomon’
21h30: Mesa 10 — ‘2x Brasil’, com Cacá Diegues e Edu Lobo

SÁBADO,2/8
10h: Mesa 11: ‘Liberdade, Liberdade’, com Charles Ferguson e Glenn Greenwald
12h: Mesa 12 — ‘Memórias do Cárcere: 50 Anos do Golpe’, com Bernardo Kucinski, Marcelo Rubens Paiva e Persio Arida
15h: Mesa 13 — ‘A Verdadeira História do Paraíso’, com Etgar Keret e Juan Villoro
17h15: Mesa 14 — ‘Tristes Trópicos’, com Beto Ricardo e Eduardo Viveiros de Castro
19h30: Mesa 15 — ‘Encontro com Jhumpa Lahiri’
21h30: Mesa 16 — ‘Narradores do Poder’, com David Carr e Graciela Mochkofsky

DOMINGO, 3/8
10h: Mesa 17 — ‘Ouvir Estrelas’, com Marcelo Gleiser e Paulo Varella
12h: Mesa 18 — ‘Romance em Dois Atos’, com Daniel Alarcón e Fernanda Torres
14h: Mesa 19 — ‘Os Sentidos da Paixão’, com Almeida Faria e Jorge Edwards
16h: Mesa 20 ‘Livro de Cabeceira’

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.