quarta-feira, 7 de maio de 2014

GARANHUNS É O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO AGRESTE MERIDIONAL A RECEBER CARTÃO DE PAGAMENTO DE DEFESA CIVIL


Servindo como meio de pagamento de despesas para ações de socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), criado por meio de uma parceria do Ministério da Integração Nacional com o Banco do Brasil e a Corregedoria Geral da União, já beneficiou cerca de mil municípios do Brasil. Garanhuns, localizado no interior de Pernambuco, é o primeiro município do Agreste Meridional a ser contemplado com o cartão. A entrega simbólica do cartão foi realizada na manhã de hoje (06), no gabinete do Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal.

O município, que já tem histórico de estragos causados por conta de intensas chuvas – como as do ano de 2010 – também tem outras demandas urgentes que poderão ser atendidas mais rapidamente. De acordo com avaliações e relatórios da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o número de voçorocas em andamento de crescimento passa dos 30. “A burocracia para se resolver situações de caos era muito grande. Agora, será diferente. Esse cartão traz a agilidade na emergência para agirmos de maneira imediata. Já temos problemas de voçoroca, e nós precisamos combater esse mal”, ressaltou o prefeito Izaías Régis.  

O CPDC é uma iniciativa premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que, somente no Estado, já repassou mais de 29 milhões de reais para ações do governo. Segundo o gerente geral da agência Banco do Brasil em Garanhuns, Hiltamar Amaral, a sistemática de repasse é ágil e já pode ser feita caso haja iminência de desastre. “O processo de licitação varia de acordo com a dimensão e consequência do caso. Antes, o que passava, em média, 180 dias para entrar na conta de uma entidade pública, agora, com o cartão, em apenas 10 dias já consegue ter um retorno”, destaca.                     

Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Cloves Teodorico/Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.7004 (Ramal 24)
Secom/PMG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.