quarta-feira, 20 de agosto de 2014

UPA 24 HORAS COMEÇA A SER CONSTRUÍDA EM GARANHUNS


Uma boa notícia para a saúde regional: Teve início a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Garanhuns, que funcionará 24h por dia. A unidade está sendo construída no bairro Francisco Figueira - Cohab II. A UPA terá um serviço de emergência de 24h durante os sete dias da semana, que se diferencia da Unidade de Pernambucana de Atendimento Especializada (UPAE), que já funciona em Garanhuns. Ela vai funcionar intermediando as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os hospitais.
O secretário de Saúde do município, Arlindo Ramalho, comenta sobre a importância da obra para Garanhuns. “A UPA em Garanhuns será um ótimo suporte para o município, vai ajudar a desafogar o Hospital Regional Dom Moura, dando suporte aos 135.000 habitantes garanhuenses. Para a manutenção da unidade, 50% será de responsabilidade da prefeitura, a outra metade é pactuada com o Governo Federal”, detalha.
As UPA’s fazem parte da Política Nacional de Urgência, lançada pelo Ministério da Saúde, no ano de 2003. Elas têm por finalidade resolver grande parte das urgências e emergências, ajudando na diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Em localidades que possuem UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. A unidade em Garanhuns irá ampliar e melhorar o acesso da população aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
SECOM GARANHUNS