domingo, 14 de setembro de 2014

SEMINÁRIO PEDAGOGIA SISTÊMICA FOI MINISTRADO EM GARANHUNS




Durante a tarde deste domingo(14) profissionais das áreas de educação, serviço social, terapêutas,
psicologia, psicanálise e artistas se reuniram na GRE-AM para participar do seminário da Pedagogia Sistémica ministrado pelo renomado Tarso Firase, filosofo, terapêuta, músico e escritor -  presidente da Associação Brasileira de Constelações Sistémicas e autor de vários livros sobre a ciência sistêmica.
Durante o primeiro momento assuntos relevantes ao corpo,  a descoberta de seu lugar no mundo que vive dividido em 3 categorias: Alfa, Beta e Gama.
Depois a família e professores como partes integrantes à formação humana.
No início e final do encontro a leitura da música e a dança se fez presente em circulos e correntes de boas vibrações e conhecimento da leitura do corpo.
No próximo mes de novembro a equipe do Professor Tarso Firace volta a Garanhuns para ministrar um curso dentro do conceito abordado. O mesmo será realizado em 6 módulos mensais com certificado e grande contribuição na mudança da compreensão do ser humano em sua caminhada desde sua formação a partir de que o ser perfeito não precisa nascer e se nasceu foi por ser herói e escolher sua legitimidade, encontro e desencontros, em data e valor ainda não confirmados.

Pedagogia Sistêmica o que é:
 
A Pedagogia Sistémica é um novo paradigma educativo que implica modificações profundas na forma de pensar a educação e nas atitudes em relação aos intervenientes no processo educativo: famílias, alunos e docentes. Como metodologia, serve todos os elementos da comunidade escolar orientado-os para êxito, mesmo em situações de grande dificuldade. Inclui a aceitação da família de cada elemento e isso contribui para uma melhor integração no sistema escolar.
Se percebermos que muitas das intervenções criadas para solucionar problemas na relação escola-aluno-família falham devido ao desconhecimento das leis inconscientes que governam o grupo familiar, podemos tomar consciência delas e utilizá-las para melhorar a prestação do professor, o rendimento do aluno, as relações professor-aluno e entre pares, e, consequentemente, o sucesso educativo.
A Pedagogia Sistémica mostra que, para que o processo de aprendizagem flua eficazmente, é preciso respeitar as origens e contextos de cada elemento/aluno, ou seja, ter consciência de que cada aluno vem de um contexto específico, fundamental para o seu desenvolvimento, e é preciso estar disponível afectivamente, ter como valores o agradecimento e a admiração, pela vida, pelos pais, pela aprendizagem...
Assim pode ser aplicada em situações de desintegração, de dificuldades de aprendizagem, de problemas comportamentais, afectivos, conflitos e quaisquer problemáticas que surjam na sistema escolar directa ou indirectamente.










 LIVRO "DEPOIS DA ÙLTIMA CURVA DO RIO, O COMEÇO: ADULTECER"

 "TERAPÊUTICA IMENSA VIDA"