segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A VITÓRIA DOS BEZERRA COELHO; DA ZONA DA MATA AO AGRESTE, DO LITORAL AO SERTÃO

Foto: Miguel Coelho, Fernando Bezerra e Fernando Filho.

A família Bezerra Coelho, radicada na cidade de Petrolina - Sertão Pernambucano pode ser intitulada como a mais vitoriosa de que se tem notícia no cenário político do estado.  Elegeu de uma só vez, Deputado Estadual Dr. Miguel Coelho (55.172 votos), Deputado Federal Dr. Fernando Filho (112.684 votos) e o Senador da República, Dr. Fernando Bezerra Coelho (2.655.912 votos), todos pela Frente Popular de Pernambuco, grupo liderado por Paulo Câmara eleito no pleito de 2014, Governador.

Num processo contemporâneo de renovação da cena política os “Bezerra Coelho” parecem figurar junto a todos os cantos do Estado. Em Petrolina, Fernando Bezerra Coelho foi eleito prefeito por três ocasiões (1992, 2000 e 2004), razão pela qual saiu com uma avaliação positiva de mais de 80%. Foi deputado estadual em 1982 e deputado federal eleito por duas vezes 1986 e 1991. Entre 2007 e 2011 foi Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Portuário de Suape. Foi Secretário da Casa Civil em 1986, em 1998 Secretário de Agricultura; Ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff.

O presidente Artur da Costa e Silva a esquerda e o governador Nilo Coelho a direita
Inaugurando a nova BR-122. (Diário de Pernambuco)

O patriarca da Família, Dr. Nilo Coelho então avó de Fernando, foi fundamental na mesorregião do sertão para o desenvolvimento sustentável, distribuição e redistribuição de renda, numa época pautada em imprevisibilidade e recursos escassos que compreendiam todo o estado. Sem mecanismos modernos que dispomos hoje, Nilo desenvolveu infraestrutura e condições humanas para as camadas mais atingidas por secas e pouca instrução. Realizou reformas na base de relação do convívio entre as pessoas, com isso foi Governador de Pernambuco em um momento primordial, de onde saíram os passos para a chegada ao momento que vive o estado.

Fernando Bezerra Coelho seguiu os passos do avô e ofereceu seu nome e traquejo político ao estado. Enveredou por caminhos retratados em determinada fala pelo prórprio: “Nunca mais seremos os mesmos”, trazendo a tona um movimento emergente na política nacional.


Fernando Filho, reeleito Deputado Federal é figura cativa no meio. Parlamentar respeitado tem base, estrutura e foi reiteradamente taxativo legislador durante seus primeiros quatro anos na câmara Federal.


Miguel Coelho Advogado por formação, apenas 24 anos, caminha próximo do povo ouvindo-o, debatendo, cativando, motivando, trazendo esperança àqueles menos favorecidos que são cativos das desigualdades sociais impostas por governos que desaperceberam.

Os Bezerra Coelho saem de uma eleição carregada de imprevisibilidade, extremamente fortalecidos. Vislumbrando um caminho maior estreitado pela confiança que o povo depositou nas urnas em seus nomes, dão um até breve, lembrando que em 2016 estarão de volta liderando o povo que os acolheu da Zona da Mata ao Agreste do Litoral ao ao Sertão Pernambucano.

Da redação Sináculo
Texto: Gidi Santos
Edição de Texto: Selma Melo
Imagens: Folha-PE / Diário-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.