quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DIA "D" MARCARÁ O OUTUBRO ROSA EM GARANHUNS


A sexta-feira (24), em Garanhuns, será marcada pelo chamado “Dia D” do Outubro Rosa, campanha que tem mobilizado mulheres em todo o mundo, quanto à importância em diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo do útero. O dia de mobilização, que iniciará às 8h e será realizado no Espaço Colunata, no centro da cidade, contará com ações de diversas áreas, beneficiando, especialmente o público feminino e os interessados, de uma forma geral. As atividades do dia acontecerão até às 16h.
          
         O momento será realizado em cinco salas, montadas no Espaço Colunata, que atenderão às mulheres, conscientizando-as à respeito do diagnóstico e tratamento do câncer de mama e colo uterino, além de oferecer exames clínicos. As salas disponibilizarão citologias e solicitação de mamografias, classificação sanguínea, testes rápidos de HIV e sífilis, atendimento de saúde bucal e atendimento à violência contra a mulher e o idoso.

Na ocasião, também serão montadas tendas, que oferecerão palestras, serviços de beleza e apresentações culturais. De acordo com a coordenadora do Outubro Rosa, Robécia Assunção: “Com esse dia de mobilização, acredito que serão fortalecidos os laços, em prol do combate ao câncer de mama e colo do útero, beneficiando a saúde da população, pois aumentando a prevenção, consequentemente, diminuirá o índice de câncer, em nosso município”.

Realizado pela Secretaria de Saúde de Garanhuns, o “Dia D” tem como parcerias as secretarias da Mulher e de Cultura, Centro de Enfrentamento à Violência contra o Idoso de Garanhuns (Neviga), Centro de Testagem Anônima (CTA), Centro de Ensino Técnico de Arcoverde (Ceta), Citocore (Laboratório de Análises Clínicas e Citopatologia), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Mary Kay, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As ações da campanha, em Garanhuns, seguem até o dia 31.

Da redação Sináculo
Fonte: Secom-PMG
Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
          Imagem: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.