sexta-feira, 17 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA: MULHERES GARANHUENSES VÊM ATENDENDO AO CHAMADO DA CAMPANHA


A campanha “Outubro Rosa”, em Garanhuns, vem cumprindo seu papel de chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Até agora, foram realizados mais de 400 exames de prevenção do câncer de colo uterino e 350 mamografias. A equipe de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) se encarrega de mobilizar a população que reside na área de abrangência da unidade, para informar à respeito dos cânceres e sua prevenção. A campanha segue até o dia 31 de outubro.

Durante todo o mês, todos os 35 postos de Garanhuns intensificam as ações de prevenção e detecção do câncer de mama e colo do útero. A médica Danyelle Rêgo Barros falou sobre a mobilização da campanha. “O que tem me chamado mais atenção é ver mulheres com mais de 60 anos de idade, que nunca tinham feito o exame antes, serem movidas a vir ao posto”, comentou. A ação, além de focar na prevenção dessas doenças, também destaca outros aspectos da saúde feminina.


Irene Alves, de 57 anos de idade, que faz o exame regularmente, falou da campanha. “Faço todo ano, mas vim agora, justamente pela facilidade que o ‘Outubro Rosa’ promove nesse mês”. De segunda a sexta-feira, os postos estão realizando mamografias, que abordam mulheres de 50 a 65 de idade, para as demais idades é necessário, uma solicitação pelo médico de cada unidade, e exames citopatológicos (Papanicolau). Na sexta-feira, além dos postos, também é realizado o atendimento no antigo Hospital Municipal. O atendimento é feito das 8h às 16h.

Da redação Sináculo
Imagens: Reprodução / Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.