quinta-feira, 9 de outubro de 2014

VACINA CONTRA HPV É APLICADA EM MAIS DE 2 MIL ADOLESCENTES DE GARANHUNS


A segunda dose da vacina contra o vírus Papiloma Humano (HPV), em Garanhuns, já alcançou 55,77% (2.007 crianças e adolescentes), colocando o município acima da média nacional. A campanha vem sendo realizada desde o início do mês de setembro, em todas as escolas públicas e privadas, cumprindo o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação, no município, segue até novembro.

A campanha da primeira dose foi executada em março. A aplicação, que é utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, protege meninas de 11 a 13 anos de idade contra quatro variáveis do vírus do HPV (6,11,16 e 18). Dois deles (16 e 18), respondem por 70% dos casos de câncer de colo do útero, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Garanhuns, a meta é vacinar 3.300 adolescentes do sexo feminino.

A vacina, que tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus, já foi aplicada em Pernambuco em 21,11% das adolescentes entre 11 e 13 anos e, no Brasil, em 26,7%. A terceira dose será aplicada daqui a cinco anos.

Fonte: Secom-PMG
Texto: Ruthe Santana
Imagem: Divulgação