quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

JOVENS DE PROJETO SOCIAL DO INSTITUTO PAPAI APRESENTAM ESPETÁCULO TEATRAL


             Com a proposta de trabalhar no sentido da desconstrução do machismo e investindo no potencial mobilizador dos jovens e no poder da arte-educação como ferramenta de transformação, o Instituto PAPAI realiza a peça teatral Confidências, surgida a partir de relatos de vida dos próprios atores, jovens participantes do Projeto Homens Jovens Promotores de Saúde (realizado pelo Instituto PAPAI, com apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – UNODOC, Childhood). Um dos grandes desafios é o de trabalhar com as masculinidades, pensando estratégias de como desconstruir a rigidez machista que está nos corpos e nas relações de todos nós, em alguma medida. No mês de dezembro, a partir da terça-feira (2) tem início uma série de apresentações em vários espaços do Recife e aberto ao público.


                 Desde abril o grupo de jovens do Projeto Homens Jovens Promotores de Saúde participa de oficinas para a elaboração da peça e construção dos cenários. "No espetáculo estamos trabalhando com a ideia de Teatro Documentário, da dramaturga argentina Vivi Tellas, e também com o entendimento de ator narrador, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht", explica o diretor e encenador do espetáculo, o educador social do Instituto PAPAI, Wagner Montenegro. “Ao convidar os jovens para o exercício do olhar para dentro de si mesmos, numa busca incansável de perceber seus sentimentos e compartilhá-los, o jogo teatral foi ganhando forma e as histórias de vida foram aparecendo dia após dia. O espetáculo Confidências tinha, portanto, seu ponto de partida: as experiências individuais daqueles jovens e suas opiniões sobre o mundo”, explica Wagner.

               Desde a fundação do PAPAI, e 1997, a instituição investe na arte-educação como um caminho metodológico para desconstruir a rigidez que o mundo machista impõe sobre as relações de homens e mulheres e que causa tanto prejuízo para vida das pessoas. Em relação aos homens, a rigidez os afasta de vivenciar experiências direcionadas para aguçar a sensibilidade, o afeto positivo e o carinho, levando-os a acreditarem que devem ter o controle sobre tudo, inclusive sobre as mulheres - o que causa muitos prejuízos para vida dessas.


               Nesse processo, os homens vão se tornando pedras, cada vez mais rígidos de sentimentos, isso os leva a criar uma falsa impressão de força como sinônimo de masculinidade. Passam a viver negando, ou se distanciando, de suas fragilidades, encarando-as como supostas fraquezas, pois, nesse caso, a sensibilidade é percebida como algo fluido demais, flexível demais, não sendo possível algo desse tipo ser coisa de homem. Tudo isso faz com que não dimensionem as perdas que, esse modo machista (rígido) de se portar no mundo, provoca para suas relações com os outros. Tanto com outros homens, quanto com as mulheres.

              As experiências dos projetos do Instituto PAPAI têm mostrado que é possível sim desconstruir o machismo. A arte é uma das ferramentas mágicas que promove isso e os jovens que passaram por esse processo estão aí para provar.

Sinopse da peça Confidências:

Uma vida nunca será suficiente para contarmos tudo o que aprendemos com ela. Sete jovens, sete vidas e sete histórias entrelaçam suas Confidências neste espetáculo. Não se tem notícias de nenhuma sociedade que não tenha tido experiências com as drogas. Tudo o que Fábio mais quer é ser feliz, só isso. Mas sua felicidade acaba por prejudicar a sua própria vida. O sonho de Geraldo é ser segurança de carro forte e Pedro ainda lembra das cocadas que sua mãe fazia quando ele era criança. O problema não está na idade. Está na cabeça. Eis um pedaço de nós que queremos contar. (Acompanhe mais detalhes sobre o espetáculo Confidências no programa que segue anexo)

Sobre o Projeto Homens Jovens Promotores de Saúde –

 Tem o objetivo de contribuir para consolidação de uma política de atenção integral aos homens na saúde, especialmente no contexto da atenção básica, a partir do enfoque feminista de gênero.
Sobre o Instituto PAPAI - O Instituto PAPAI é uma organização não governamental fundada em 1997, que fica localizada no bairro da Várzea, no Recife e atua, a partir de uma perspectiva feminista e de gênero, com homens e sobre as masculinidades, defendendo defende a ideia de que uma sociedade justa é aquela em que homens e mulheres têm os mesmos direitos.

Programação de apresentações:

02/12, terça-feira, às 15h.

03/12, quarta-feira

15h

04/12, quinta-feira

15h

09/12 terça-feira

15h30

19/12 quinta- Lar Fabiano de Cristo, Várzea

Lar Fabiano de Cristo, Várzea

Escola Costa Porto, Coque

CIS – Engenho do Meio

Teatro do Movimento Pró-Criança, Rua Vigário Tenório, 135 - Bairro

do Recife





Ficha técnica do Espetáculo Confidências:

Projeto: Homens Jovens Multiplicadores

Coordenação do projeto: Sirley Vieira

Texto, direção e encenação: Wagner Montenegro

Assistentes de direção: Germana Nascimento e Natália Cordeiro

Fotografia: Rafael Acioly, Germana Nascimento, Natália Cordeiro e Sirley Vieira

Educadores/as: Mariana Azevedo, Thiago Rocha, Felipe Medeiros, Germana Nascimento, Wagner

Montenegro, Rafael Acyoli, Rebecca França, Sirley Vieira

Estagiários/as: Natália Cordeiro, Eloah Vieira, Wellthon Leal, Gabriela Barbosa

Coordenação Institucional: Mariana Azevedo (Coordenação Geral); Regina Ramos

(Coordenação Financeira e Administrativa) e Sirley Vieira (Coordenação Executiva)

Administrativas: Sueli Gomes, Cristina Maia, Luciana da Silva e Marcilene Xavier

Assessoria de Comunicação: Nice Lima

Elenco: Anderson Silva, Hilano Fernandes, Wellington Oliveira, Washington Santana, Rosenilton

Adriano (Neto), Sérgio Henrique e Regivânio Nunes (Juninho)

Realização: Instituto PAPAI

Este espetáculo é dedicado especialmente a todos os homens jovens que construíram conosco

essa história em muitos atos: Érik Santos, Ezequiel José, Felipe Oton, Gabriel Amaro, Gabriel

Leite, Gleybison Dayvid, Ivanildo Valença, Joelson Rodrigues, Leandro Souza, Lucas Mateus,

Pedro de Souza, Victor Douglas, Walter Vinícius.

Agradecimentos:

Lar Fabiano de Cristo; GEMA-UFPE; UNODOC; Viva Jovem; CHILDHOOD

UNODC

CHILDHOOD

Lar Fabiano de Cristo

Serviço:

Espetáculo teatral Confidências

Dias 2, 3, 4, 9 e 19 de dezembro.

Às 15h. Dia 9, às 15h30.

Vários espaços do Recife, consultar por telefone de informações: 3271.4804/ 3271.1420

Aberto ao público e sujeito à lotação dos espaços.

3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.