segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PAULO PEDE NÚCLEO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL AOS USUÁRIOS DE DROGAS E FAMILIARES

                     


                 Com o objetivo de criar estratégias conjuntas para lidar com a questão das drogas, principalmente o crack no nosso município, foi que o vereador Paulo Leal (PSB) apresentou na Câmara Municipal o requerimento Nº481/14, solicitando à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a implantação em Garanhuns de um Núcleo do Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e Seus Familiares.

                           O Programa proporciona atendimento especialmente aos usuários de crack, com atenção também direcionada aos familiares, oferecendo cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial,além de outros, e com encaminhamentos direcionados para a rede SUS E SUAS e demais políticas setoriais.

                                No atitude os trabalhos são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais e estão integrados a outras políticas públicas ligadas às áreas de saúde, educação e esportes, o que o tornou um referencial para o país no combate ao uso de entorpecentes.
                            O vereador afirma que os usuários de crack estão em estado de completa vulnerabilidade social, pois perderam os vínculos familiares (laços sanguíneos) e de amizade. O tratamento desses casos é diferente, por exemplo, do aplicado ao alcoolista e realizado em contato direto com o Cras, o Creas e com o Caps AD (Álcool e Drogas).

                           “Todos nós estamos perplexos com a situação encontrada no município relacionada ao uso do crack. Temos que procurar envolver todos os segmentos da sociedade num trabalho de parceria. Só assim conseguiremos combater um problema que está se alastrando rapidamente”, definiu Paulo Leal.