terça-feira, 20 de janeiro de 2015

GARANHUNS REALIZARÁ "MARCHA DAS MULHERES NEGRAS"



                    
                     A Secretaria da Mulher de Garanhuns recebeu  a visita de representantes da Marcha das Mulheres Negras de Pernambuco. Na ocasião, foi discutida a possibilidade da criação do Comitê das Mulheres Negras de Garanhuns com o ideal de fortalecer o protagonismo dessas mulheres na cidade, frente ao racismo e outras questões constantes nas relações sociais.

                 Com data ainda a definir, será realizado o lançamento oficial do comitê municipal, que contará com representação estadual e com as mulheres negras da cidade. “No Brasil, temos 49 milhões de mulheres negras e, muitas delas, vivem a face mais cruel da violência, aliada ao racismo e ao sexismo. Sendo a base para o desenvolvimento econômico e político do Brasil, estão, ainda, na invisibilidade da história, enfrentando a negação da existência, reivindicando a inclusão e percebendo que a exclusão ganha a cada dia novas formas”, enfatiza a secretária da Mulher, Eliane Simões.

                Eliane também falou da importância desse tipo de ação em Garanhuns. “Em uma cidade com tantos sítios quilombolas, abrir espaços de discussões com a sociedade sobre essas questões, é função do poder público e dever dos agentes que fomentam políticas públicas no nosso município”, ressalta a titular da pasta.

                       Marcha das Mulheres Negras – A estrutura da desigualdade de raça e de gênero se mantém por meio da concentração de poder racial. A Marcha das Mulheres Negras tem o intuito de denunciar a ação sistemática dessas práticas que afasta até mesmo a cultura, os saberes e a continuidade do legado ancestral.

SECOM GARANHUNS