quarta-feira, 4 de março de 2015

PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA, EM GARANHUNS, SEGUE ATÉ 31 DE MARÇO





                      Mais de 18 mil estudantes de Garanhuns serão beneficiados com uma ação do Programa de Saúde na Escola (PSE).  A iniciativa, que visa a promoção da saúde nas escolas e a prevenção de doenças bucais entre os estudantes, iniciou hoje (02), na Escola José Brasileiro Vila Nova, localizada no bairro Boa Vista. As palestras e atividades práticas voltadas para a saúde bucal acontecerão em mais de 60 escolas municipais e estaduais de Garanhuns. A ação, que é uma realização da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, segue até o dia 31 de março.

                   As orientações sobre o cuidado com a saúde bucal são repassados para os estudantes por meio de palestras informativas e, até mesmo, de escovação supervisionada. Os alunos podem contar, também, com a aplicação de flúor e uma avaliação bucal preliminar. Os estudantes que apresentarem necessidade de tratamento odontológico serão encaminhados para alguma Unidade Básica de Saúde (UBS). O dentista Luiz Gonzaga fala sobre a ação. “É de fundamental importância levar esse tipo de assunto para as escolas, uma vez que crianças e adolescentes nessa faixa etária que estamos trabalhando, é a parte da população que apresenta maior incidência de cárie. Um ponto a se notar é que esses é que irão difundir o que aprenderam aqui para seus familiares”, comenta o profissional.

            
             A ação está sendo desenvolvida pelos dentistas e auxiliares de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família. A diretora da escola onde foi realizada a primeira ação, Maria Neide, fala sobre a importância de trazer temas como esse para as escolas. “Nós podemos notar que muitas das doenças bucais que acontecem são por falta de informação, por isso que é tão importante essa ação que o município está fazendo gratuitamente com nossos alunos”, afirma.
 
Texto e fotos: Ruthe Santana
 



Texto e fotos: Ruthe Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.