quarta-feira, 22 de abril de 2015

DETRAN DE PERNAMBUCO INCLUI BICICLETAS NOS EXAMES PRÁTICOS


Pela primeira vez no Brasil, uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) incluirá em seus exames práticos um protótipo de bicicleta. O objetivo é orientar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sobre o convívio saudável entre motoristas e ciclistas. Pernambuco resolveu inovar e já instalou, no pátio externo do Detran/PE, uma bicicleta estática com um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito.

Dessa forma, os futuros condutores praticarão o que já está determinado pela Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 201: o motorista deve manter a distância de um metro e meio de qualquer ciclista, podendo sofrer infração média, sob penalidade de multa nos casos de descumprimento.

Os primeiros testes com a bicicleta acontecerão a partir das 9h da próxima sexta-feira, 17, na sede do Detran/PE. A ação contará com a presença do secretário André de Paula e do presidente do órgão, Charles Ribeiro. A coordenadora do Escritório da Bicicleta, Rosaly Almeida, responsável pelo programa Pedala PE, da Secretaria das Cidades (Secid), também estará presente.

IMPLANTAÇÃO NAS CIRETRANS

O mesmo modelo de exame será, em breve, implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco. “Essa ação se insere num conjunto de práticas que o Governo do Estado desenvolve para priorizar a bicicleta como modal de transporte. Vencer os desafios na prática é a melhor forma de aprender. Nosso principal foco é estimular o respeito que o condutor de veículo deve ter em relação ao ciclista; as normas para disciplinar e, assim, tornar o convívio mais respeitoso entre veículos e bicicletas”, destacou o secretário André de Paula.

Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.