quinta-feira, 23 de abril de 2015

IFPE ABRE SELEÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS

IFPE abre seleção para cursos técnicos com 2.062 vagas

IFPEPernambuco
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai abrir seleção com 2.062 vagas em cursos técnicos na modalidade subsequente, destinada aos candidatos que possuem ensino médio completo. As oportunidades estão distribuídas em 15 campi da instituição, e as inscrições começam na segunda-feira (27), no site do IFPE, e seguem até 7 de maio. A taxa é de R$ 20.

As vagas são para Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. A prova será aplicada no dia 14 de junho. Serão 30 questões de múltiplas escolhas, sendo dez de português, dez de matemática e outras dez de conhecimentos gerais. O resultado final será divulgado no dia 26 de junho. Os cursos têm duração média de dois anos e as aulas começam já no segundo semestre de 2015.

A taxa de inscrição pode ser paga até 8 de maio, em qualquer agência do Banco do Brasil. A isenção da taxa de inscrição é concedida aos candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que também tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Também são isentos da taxa de inscrição egressos dos programas Mulheres Mil, inclusive os seus dependentes, e do ProIFPE, o cursinho preparatório para o vestibular do IFPE. O resultado da isenção será divulgado no dia 5 de maio. Os contemplados deverão se inscrever normalmente no processo seletivo até o dia 7 de maio.

Metade de todas as vagas oferecidas é destinada a quem cursou o ensino médio integralmente na rede pública de ensino. Ainda há subcotas para os candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas e para quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Candidatos oriundos da Zona Rural também contam com reserva de vagas, caso optem pelos cursos com vocação agrícola.

Durante o período de inscrições, pessoas com deficiência deverão solicitar a realização de prova em regime especial. Para isso, é necessário apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e o Código Internacional de Doenças (CID).

É preciso explicar no requerimento, de forma clara, o que está solicitando. Por exemplo, prova com fonte ampliada, ajuda de um fiscal para marcar o gabarito, leitor para a prova ou intérprete de Libras. A entrega dos documentos deve ser feita no campus onde o candidato concorrerá à vaga, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125-1724.


Fonte: G1