sábado, 25 de abril de 2015

LIMINAR SUSPENDE CONCURSO DA POLICIA CIVIL EM PERNAMBUCO. O IAUPE, RESPONSÁVEL PELO CONCURSO, FOI CITADO NA OPERAÇÃ MERCADOR PCPE

                   
  O concurso público para delegado da Polícia Civil do Estado de Pernambuco (PCPE) acaba de ser suspenso segundo o advogado Rodrigo Almendra, especialista em certames públicos. Ele foi o responsável por impetrar o pedido na Justiça Estadual a pedido de uma cliente, candidata no processo seletivo. O juiz responsável pela liminar é Évio Marques, da 2ª Vara da Fazenda da Justiça do Estado. O número do processo é: 21653-85.2015.8.17.0001.

                  Segundo Almendra, o objetivo da medida é prevenir possíveis fraudes na avaliação. A Associação dos Delegados da PCPE (Adeppe) já havia ingressado com um pedido de representação junto ao Ministério Público (MPPE) por acreditar que a banca não tem conhecimento técnico para elaborar uma prova para um cargo tão importante. A prova estava marcada para ocorrer neste domingo, dia 26, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

             "O concurso foi suspenso por suspeita de irregularidades em relação à banca examinadora. O argumento utilizado pelo magistrado é a utilização da cautela e visa evitar fraudes”, afirmou Almendra. Para o jurista, não há como prever se outra organizadora será escolhida para planejar o certame. “É cedo para falar”, declarou.

                    Segundo o coordenador do Conupe, Glêdston Emerenciano, o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe/UPENet) continua trabalhando como se o certame fosse ocorrer. “A decisão foi realizada por meio de uma liminar, que ainda pode ser derrubada já que ela é passível de cancelamento. Certamente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) irá tentar manter o concurso. Estamos dando continuidade a esse trabalho, treinando e orientando a fiscalização como se nada tivesse ocorrido”, declarou Glêdston Emerenciano.


                Já a SDS enviou a seguinte nota sobre o assunto: “até o momento, a Secretaria de Defesa a Social – SDS não foi oficialmente informada sobre o pedido de suspensão do concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco marcado para o domingo (26/04). Em tempo, a SDS esclarece que, caso aconteça, tomará as medidas cabíveis no âmbito judicial”.

OPERAÇÃO MERCADOR - 
Recentemente, o Iaupe foi citado na Operação Mercador da PCPE, deflagrada na última sexta-feira, dia 17, pela delegada Patrícia Domingos. A investigação é relacionada à fraude no concurso da Prefeitura de Ipojuca, Litoral Sul. Durante a apresentação dos onze presos, Domingos afirmou que a banca era vítima nesse processo, pois não havia indício de sua participação no esquema até aquela data.