sábado, 18 de abril de 2015

ORGANIZADORA DO CONCURSO DE GARANHUNS IAUPE ACUSADA DE FRAUDE


                 O Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) organizadora do recém realizado concurso público municipal de Garanhuns, teve sua idoneidade colocada em questão esta semana. É que Rodrigo Almendra, professor de matemática, disponibilizou vídeo em uma rede social onde expõe a divulgação em data irregualar de gabaritos preliminares. Rodrigo se refere no vídeo ao concurso realizado para o provimento de vagas na prefeitura da capital Recife no qual ele concorreu. Estavam em disputa no certame um total de 569 oportunidades que destinava 259 vagas para o cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, ADI, 300 vagas para o cargo de Agente Administrativo Escolar – AAE e 10 vagas para o cargo de Professor II, docência nos anos finais do Ensino Fundamental, disciplina de Matemática.

                         No detalhe podemos observar que está previsto no edital a  liberação do gabarito preliminar para o dia de realização das provas, 14 de dezembro, por volta das 5 da tarde como de costume das organizadoras. Entretanto ele  já aparece postado, no dia 11, ou seja, 3 dias antes. O fato chamou a atenção do Professor.

                          Rodrigo ainda detalha que o resultado oficial do certame tem data para divulgação, dia 23 de Janeiro, porém já no dia 09 do mesmo mês, a exemplo do preliminar, já pode ser visualizado. "Isso é um absurdo, esses concursos realizados pela UPE tem que ser invalidados", pontua Rodrigo.



O Blog do Jornal Sináculo, atento, relizou o mesmo procedimento que o Professor Rodrigo Almendra (foto) exibiu em vídeo. Nos atemos ao concurso de Garanhuns, realizado no dia 29 de março de 2015 com um total de 253 vagas oferecidas distribuídas pelos níveis fundamental, médio e superior. O resultado que obtivemos foi semelhante ao de Rodrigo Almendra. De fato o gabarito preliminar foi postado no site antes do previsto, dando a oportunidade aos que interesse tinham de se oportunizarem da informação. Prevista divulgação para o dia 29 de março, o gabarito preliminar foi publicado já nos dias 25, 26 e 27, ou seja, 4 dias antes da realização das provas.

        
           Em vídeo logo abaixo dessa matéria orientamos, em um passo a passo, a maneira de obter acesso as informações aqui mencionadas.

"Quem não fica estarrecido com um vídeo desses às vésperas da prova? Pior que não é único, há outros circulando na internet. Seja como for, acredito que a instituição (IAUPE/UPENET) deveria se pronunciar formalmente, esclarecendo os fatos e evitando uma enxurrada de ações judiciais visando a anulação dos últimos certames por ela realizados", finaliza Rodrigo.


O Blog tentou manter contato com o CONUPE, Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco, responsável pela organização e realização das provas do IAUPE para esclarecimento da denúncia oferecida pelo Professor Rodrigo Almendra e pelo blog, entretanto não obtivemos resposta.

Abaixo segue o vídeo do professor Rodrigo Almendra sobre suposta fraude no concurso da prefeitura do Recife.


Por Gidi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.