domingo, 24 de maio de 2015

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2016 COMEÇAM AMANHÃ


O que é preciso para se inscrever no Enem 2016:

          O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o teste de conhecimentos do Ministério da Educação que pode garantir a seus participantes uma vaga no ensino superior, pois quem o realiza pode participar de programas como ProUni (Programa Universidade para Todos) ou o SISU (Sistema de Seleção Unificada), ambas iniciativas do Governo Federal que utilizam as notas obtidas no Enem como forma de selecionar as vagas de ensino disponibilizadas por instituições privadas ou públicas de ensino superior.

           Podem participar do Enem 2016 estudantes que estejam no último ano do ensino médio, estudantes que já concluíram o ensino médio e também por pessoas que não concluíram o ensino médio e queiram obter o Certificado de conclusão do curso utilizando as notas obtidas no Exame, mas vale lembrar que para este fim o candidato deve ser maior de anos.

             As inscrições para o Enem 2016 começam amanhã dia 25 e terminam no dia 5 de junho. Para se inscrever é preciso que os candidatos acessem o endereço eletrônico oficial do Exame, http://enem.inep.gov.br e preencha o formulário on-line de inscrição, que solicita informações como número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e número de documento de identificação (RG). No ato de inscrição os candidatos que necessitam de atendimento especial ou especializado devem informar do que precisam.

O que mudou no processo de inscrição do Enem 2016

         Na última edição do Enem os candidatos poderiam realizar várias inscrições e informar apenas um endereço pessoal de e-mail. O que mudou, foi o fato de que no Enem 2016 seu sistema informatizado aceitará apenas uma inscrição por endereço de e-mail informado.

             Para ter a inscrição confirmada os candidatos que não estiverem dentro dos requisitos para solicitar a isenção (concedida para alunos da rede pública que estiverem cursando o último ano do ensino médio e para pessoas que comprovarem pertencer a famílias de baixa renda), devem obrigatoriamente pagar o valor referente a taxa de inscrição.

        O aumento do valor da taxa de inscrição do Enem 2016 foi a mudança que mais chamou a atenção dos candidatos que pretendem realizar o Exame. O valor que era de R$35 foi reajustado para R$63. Para justificar o aumento o Ministério da Educação (MEC) alegou que o valor da taxa de inscrição não era reajustado desde a edição de 2004 e que o reajuste serve também para diminuir o número de candidatos que se inscrevem e não comparecem no dia do Exame.

Provas do Enem 2016

         Não houve alteração nos moldes de aplicação das provas do Enem 2016, que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia os candidatos respondem a questões sobre Ciências da Natureza e Ciências Humanas e no segundo dia sobre Matemática e Linguagens e Códigos e a prova de Redação.

           Não fique de fora, inscreva-se para participar do Enem 2016 e se mantenha atualizado curtindo e compartilhando o Facebook do Enem. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.