terça-feira, 11 de agosto de 2015

LAJEDO REALIZA AÇÃO EM GRUPO DE GESTANTES

           
   
                  No mês passado, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em parceria com a Atenção Básica de Lajedo deram prosseguimento ao Grupo de Gestantes, iniciado na Casa de Parto em abril deste ano. Hoje pela manhã (11) na ESF Isabel Maria da Conceição no Planalto, um novo grupo recebeu orientações nutricionais e psicológicas.

                A nutricionista que atende nos postinhos de saúde, Cilaine Santos abordou a hipertensão, alimentos reguladores e o excesso de peso, fatores influenciados pela má alimentação. “É importante destacar que o desenvolvimento do feto depende da variedade dos alimentos”, informou. Além disso, destacou que o aleitamento materno influencia na redução do tamanho do útero pós-parto, a mãe volta ao peso anterior, e diminui o risco de câncer de mama e ovário.

                   Para estimular a produção do leite foi indicado: ingestão de líquidos, arroz integral, aveia, milho, beterraba, cenoura, espinafre, amendoim, banana, coco, maçã, mamão, uva e outras furtas. Evitar: ácidos, café, limão, refrigerante.

                    A nutricionista recebeu apoio da psicóloga Geisiele Ramos, que abordou os aspectos psicológicos no momento de receber a notícia da gravidez, o primeiro e segundo semestres. E também foi orientado práticas de fisioterapia como alongamentos e exercícios respiratórios para as gestantes.
​Fotos: Ascom Lajedo.

Receita de suco estimulante para produção de leite:

3 folhas de couve;
3 a 4 raminhos de agrião (ou hortelã);
2 cenouras.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador com pouca água. Beber pela manhã (preferência em jejum) e antes de se deitar.

As gestantes do município que quiserem participar dos demais grupos, fiquem atentas às datas:

Dia 12/08 – ESF Santa Luzia
Dia 13/08 – ESF Poço
Dia 19/08 – ESF Bairro Novo e Imaculada
Dia 26/08 – ESF Olho D’Água dos Pombos.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.