quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ÓPERA LUA ALEGRIA CHEGA A PERNAMBUCO



                  Chega aos palcos do Recife, de 10 a 13 de dezembro, a Ópera Cordelista LUA ALEGRIA, montada a partir do espetáculo popular Cordel Operístico Lua Alegria, recentemente apresentado em Brasília, na Sala FUNARTE e agora apresentado no tradicional Teatro de Santa Isabel. O roteiro dramatúrgico é baseado no livro/cordel de Paulo Matricó, intitulado LUIZ LUA ALEGRIA e canta em Literatura de Cordel a história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um ícone da cultura regional nordestina.

               Nesse trabalho, Matricó une e traz ineditamente para os dias atuais duas tradições muito importantes na formação da cultura universal e nordestina: a ópera, uma tradição europeia que chegou a Pernambuco no século passado (também no Teatro de Santa Isabel) e a tradição do cancioneiro popular nordestino, na voz dos poetas cordelistas, cantadores e repentistas.

            A interpretação operística será narrada ineditamente na linguagem do cordel, unindo dramaturgia, canto e música, sob o fio condutor de trilha musical pesquisada e produzida sob a influência da tradição popular, com perspectiva cênica no formato de Cortejo-lítero musical e elenco de 28 artistas entre músicos, atores e dançarinos, contando a vida e obra do “Rei do Baião”.

            A montagem do espetáculo em Pernambuco conta com o apoio do FULCULTURA (Projeto nº 1162/14) e será apresentado no Teatro de Santa Isabel em quatro apresentações, na semana de comemorações alusivas ao aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga.




FICHA TÉCNICA:

Produção e Roteiro -  Paulo Matricó;
Direção Musical - Maestro Israel de França;
Arranjos musicais – Paulo Matricó, Nilson Lopes e Maestro Israel de França;
Direção de Cena -  Karin Mellone (SP);
Coreografia -  Viviane Victtorin (SP);
Equipe - Orquestra com 16 Músicos; 3 intérpretes; 6 dançarinos e atores; 1 engenheiro de som e 1 iluminador;
Tempo em palco - 1 hora e 30 minutos.


SERVIÇO:

O QUE: Ópera Cordelista Lua Alegria;
QUANDO: 10 a 13 de dezembro;
HORA: Dias 10, 11 e 12, às 20h / dia 13 às 19h;
ONDE: Teatro de Santa Isabel;
VENDA DE INGRESSOS: No local ou pela Eventick:  http://operaluaalegria.wix.com/paulomatrico
CLASSIFICAÇÃO: Livre.

MAIS INFORMAÇÕES:

Imprensa: 81. 99635 9740 (Maria do Carmo Andrade)
Paulo Matricó: 81. 999866 9930.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.