sábado, 19 de dezembro de 2015

GARANHUNS FICA SEM O GARANHUNS JAZZ FESTIVAL EM 2016....

            

                Infelizmente  a Prefeitura de Garanhuns tornou público o que antes eera especulação e nos deu a triste noticia: o Garanhuns Jazz Festival está fora do calendário de 2016.  Para nossas grandes perda e tristeza, faltará essa  opção ao público pernambucano e de Estados vizinhos que tinham no sólido evento  oportunidade de diversão com boa música nos quatro dias de Momo que prestigia outro público.

               “A decisão foi tomada de maneira coletiva por outras Secretarias da gestão envolvidas nesse trabalho de planejamento, de uma forma consciente. A gente teve a sensibilidade da importância do evento, porém com a crise econômica que todos os municípios estão passando, nós tínhamos que abrir mão de um dos grandes eventos que realizamos. E o resultado do levantamento nos trouxe os dados de que o Jazz era o que tinha o maior custo/benefício. Ele foi suspenso, mas deve ser retomado em 2017”, declarou a secretária de Turismo, Gerlane Melo, 

           



                 A Prefeitura de Garanhuns manteve outros eventos que custam muito mais caro para a cidade que são – Festival Viva Dominguinhos (21 a 23/4), Festival de Inverno de Garanhuns (3ª semana de julho), Natal Luz (18/11 a 31/12). É bom lembrar que é ano de eleição e esses eventos trazem a público um grande apelo, uma vez que trazem em sua formatação a marca do gestor.

              Segundo o JConline, a "gestão do prefeito Izaías Régis alega que o evento era caro para o retorno que dava à cidade. Mas esqueceu de dizer que ele foi o responsável pelo gigantismo que acometeu o evento justamente nos três anos de sua gestão, com o orçamento crescendo mais de 100%, ultrapassando os R$ 500 mil, a maior parte despesa em infraestrutura. “Estávamos disposto a volta a fazer um festival num formato menor, orçado R$ 200 mil, proposto pela prefeitura, como fazíamos nos primeiros anos. Se fosse o caso, não haveria atrações vindas dos Estados Unidos, por causa da alta do dólar”, justifica Giovanni Papaléo, criador, curador e diretor artístico do Garanhuns Jazz Festival.".

              Mesmo com a popularidade em alta, a repercussão não é das melhores.






Carta de Tico Santa Cruz para Izaias Regis


Carta aberta ao Prefeito Izaias Regis (PTB-PE) Garanhuns-PE.





Caríssimo Prefeito Regis,

                Tens em sua cidade uma das maiores riquezas culturais desse país. Um Festival de Jazz e Blues que acontece durante as festas de Carnaval de um dos Estados mais interessantes culturalmente nesse país - Pernambuco. Motivo de orgulho para todos os moradores e certamente para todos que já participaram como atração ou como público de diversos cantos do país.

            do MUNDO INTEIRO deixam seus países de origem para conhecer e oferecer sua arte neste evento que se tornou referência para os apreciadores da boa música nacional e internacional.

             Das oportunidades que tive de participar do Garanhuns Jazz Festival, além de ter assistido a shows incríveis, presenciei e tive o privilégio de compartilhar conhecimento com artistas importantes que rendeu inclusive um grande disco em parceria NASCIDA AI, do nosso saudoso CELSO BLUES BOY.

         Artistas consagrados como Andreas Kisser, Kiko Loureiro, Ed Motta, Ivan Lins, Jefferson Gonçalves, Wagner Tiso, Victor Biglione entre inúmeros outros já passaram por estes palcos.

             Além da iniciativa Cultural, ainda tem as oficinas de música, as palestras e bate papo com os jovens e com a comunidade local, incentivando o conhecimento e a educação da população que sempre LOTA o espaço.

              Por ser um FESTIVAL GRATUITO, ainda se torna mais importante por oferecer a TODOS a oportunidade de assistir, cantar e conhecer músicos nacionais e internacionais que fazem destes dias um oásis de cultura e manifestações artísticas pouco acessíveis ao grande público.

             É inadmissível que o FESTIVAL DE JAZZ E BLUES de Garanhuns esteja correndo o risco de não acontecer em 2016.

             Nós artistas nos juntamos ao público e a organização do Festival para dizer que esperamos que o senhor, assim como todos os demais envolvidos nesse grande evento, fortaleça essa iniciativa e não permita que o Festival encerre suas atividades.

        Lembro de ouvir do senhor que este é um compromisso de sua gestão com a cultura da cidade, assim como os demais eventos não menos importantes que acontecem em Garanhuns.

          Pedimos atenção nessa questão e esperamos sinceramente que tudo corra bem de forma que em 2016 as portas estejam abertas para mais uma edição desse grande Festival.

            Um grupo com mais de 6 mil pessoas entre artistas e fãs estão unindo forças para não deixar que esse evento acabe.

Contamos com vossa Colaboração.
abs
Tico Santa Cruz