sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Xª CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É REALIZADA. GARANHUNS FICA COM A COORDENAÇÃO NACIONAL DOS FÓRUNS DE USUÁRIOS DO SUAS




              Para que o SUAS seja consolidado nesses 10 anos requer a efetiva participação da população que é beneficiada pelos programas, ações e serviços instalados em mais de 10 mil unidades públicas que se encontram instaladas no país. Em novembro do ano passado, foi instituída, provisoriamente, a Coordenação Nacional do Fórum Nacional do SUAS. De lá para cá, foram instalados 23 fóruns estaduais e eleitos os delegados para a X Conferência Nacional de Assistência Social que aconteceu na cidade de Brasília esta semana.


           A Presidenta Dilma Rousseff, que abriu o evento,  afirmou  que Suas é uma das políticas mais estratégicas adotadas pelo país “Hoje a assistência social é reconhecida e praticada como um direito de todos e todas e dever do Estado. Vocês tornaram isso realidade". Ela falou a gestores estaduais e municipais, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que participam do encontro.



           Dilma lembrou que, há 13 anos, o país tomou a decisão, em conjunto com todos os entes federativos e a sociedade civil, de criar uma política pública social adequada ao tamanho do Brasil. Dilma Rousseff destacou que, desde então, o governo federal assumiu o compromisso de criar condições para que as pessoas tivessem oportunidades iguais. “Essa luta ainda continua. Ainda temos muito o que fazer neste país”.

          Segundo a presidenta, o Brasil tem orgulho de ter construído uma tecnologia social como o Suas. “Não é uma pessoa. É o trabalho cooperativo de milhares de pessoas que levam à frente essa, que eu considero, uma das políticas mais estratégicas que o Brasil adotou nos últimos anos.”

                 Atualmente o Suas está presente em 99,4% dos municípios. A construção do sistema permitiu a expansão da rede socioassistencial para todo o território nacional e a ampliação da oferta de serviços à população mais vulnerável. “Sem o Suas, não teríamos o Bolsa Família, o Brasil Sem Miséria e não teríamos saído do Mapa da Fome”, reforçou Dilma Rousseff.



                   A quilombola Maria Alves de Souza, que participa do encontro, entre as autoridades, representou os usuários da assistência social, afirmou que o Suas levou dignidade à população, que antes era esquecida pelos governantes. “Foi com o Suas que a população negra, agricultora familiar, mulheres tiveram vez neste país. Nos últimos 12 anos conseguimos, a partir das políticas sociais, ser protagonistas nesse país. Não queremos retroceder.”




              Selma Mello, eleita Coordenadora Nacional pelo estado de Pernambuco no biênio de 2016 a 2018, afirmou: “ Devemos procurar contribuir para a construção de uma política cada vez mais justa e operante. Que Deus me dê forças e direção para que eu seja a fala, os olhos, os braços, as pernas, os ouvidos e os sonhos realizados de cada usuário deste país que luta para sobreviver com dignidade” 

fotos: Selma Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.