terça-feira, 24 de maio de 2016

TERCEIRA EDIÇÃO DO FLAMOB




               Com um trabalho já consolidado, dois Festivais e Prêmios Nacionais no MIS, um festival internacional de filmes de celular, vários prêmios, cursos, workshops e exposições realizadas, dois livros publicados e parcerias com grandes empresas, a mObgraphia Cultura Visual se estabelece como referência na América Latina, buscando sempre oportunidades de divulgar e agregar a arte da nova geração.

               Em junho e julho, acontece no MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o 1º Festival Latino Americano de Mobgrafia e a terceira edição nacional do Prêmio de Mobgrafia. Esta é uma produção conjunta mObgraphia e Popckorn (organizadora do Buenos Aires Mobile Festival), com a participação especial do Everyday Latin America, coletivo de fotógrafos e jornalistas que utilizam apenas smartphones para contar suas histórias.

            Todo ano é um grande desafio estabelecer o que vai ser preparado para a edição seguinte. Neste ano os fundadores da mObgraphia Cultura Visual, os fotógrafos Cadu Lemos e Ricardo Rojas, já tinham a intenção de romper as fronteiras do Brasil e buscar mais histórias e imagens desses países e culturas fantásticas que formam a América Latina.

           O primeiro passo foi a parceria com os produtores do Buenos Aires Mobile Festival que convidaram a mObgraphia para participar no ano passado como jurados e Cadu Lemos como palestrante na abertura do evento na capital argentina.

            Dessas conversas saiu o programa e conceito do FLAMob 2016, Festival e Prêmio Latino Americano de Mobgrafia (como  o  Festival será chamado daqui para a frente adotando o nome como sinônimo de fotografia mobile). Em seguida uma parceria estratégica e fundamental quando se fala de América Latina, a participação da plataforma mais importante de registros do cotidiano da região em smartphones, o Everyday Latin America de Oscar Durand, Elie Gardner, Federico Pardo e Danielle Villasana, fotógrafos e jornalistas que fundaram o coletivo.

            Com isso, anunciamos a primeira exposição do Everyday Latin America, “LIFE”, com curadoria de Elie Gardner, convidada especial do FLAMOB e que terá também a participação de Oscar Durand como jurado do evento, em conjunto com Adriana Zehbrauskas, fotógrafa brasileira radicada no México que também faz parte do time de fotógrafos do Everyday Latin America.

Programa

6.6 às 19 horas

Palestra aberta e preview do FLAMOB

“A nova comunicação é mob – Palestra aberta da mObgraphia sobre os rumos da nova comunicação, mobile, onde o video é o texto e a foto, a palavra ” e apresentação detalhada do Festival FlaMob 2016

17.6 às 18h30

Abertura oficial e premiação das categorias

Programa Foco Crítico de Fausto Chermont e Guilherme Maranhão com transmissão ao vivo, entrevistando Luiz Baltar, vencedor dos prêmios Conrado Wessel e Brasil (Porto Seguro).

De 17.6 a 24.7

Exposições:

Premio Latino Americano – 6 categorias + categorias especiais (Cães Bravecto e #motofoto): Retrato, Preto e Branco, Paisagem, Street/Urbana, Fotojornalismo/Documental, Artes Visuais
A exposição do prêmio reúne o melhor da mobgrafia brasileira e latina americana contemporânea em categorias que expressam os inúmeros estilos e abordagens da fotografia captada, editada e compartilhada em smartphones.

Exposição Convidada “LIFE” – Everyday Latin America com curadoria de Elie Gardner e equipe @everydaylatinamerica
4/4/4 – Ação para novos talentos realizada nos canais da mObgraphia de janeiro a abril. Uma vez por semana, 4 imagens de 4 fotógrafos foram destaque. As 4 vencedoras serão exibidas em exposição paralela no MIS. Seleção da equipe mObgraphia


Projeções em datas a serem confirmadas (Auditório MIS)

Mobile Photo Awards e mObgraphia Retrospectiva

Lançamento do mObgraphia film festival 2016 e projeção dos vencedores de 2015



9 e 10 de julho das 09h00 as 21h00

Painel com Iatã Cannabrava e convidados

Painel com Cadu Lemos, Ricardo Rojas, Javier Siriani (Popckorn) e Elie Gardner Everyday Latin America (Unindo o continente pela mobgrafia)

“Não danifique os sinais”  – Diógenes Moura

Mobgrafia e Fine Art. É possível? Painel com Lucas Lenci e Rodrigo Vieira (Shootermag)

Painel com Clício Barroso e convidados

Painel com Mozart Mesquita e Leo Saldanha  (Feira Fotografar) e convidados

Leitura de portfolio com Juan Esteves e Marcelo Greco

Juri

Cássio Vasconcellos, Manuela Matos Monteiro (Mira Mobile Prize), Clicio Barroso, Rodrigo Vieira (Shootermag), José Diniz, Oscar Durand (Everyday Latin America), Erico Hiller, Adriana Zehbrauskas e Daniel Berman (Mobile Photo Awards)



REGULAMENTO

Festival e Prêmio Latino Americano de Mobgrafia

TEMA
Livre

Envie uma mobgrafia para cada categoria listada abaixo  (Ensaio: 5 mobgrafias não mais nem menos).

1.2 CATEGORIAS

PRETO E BRANCO ; RETRATO ; PAISAGEM ; STREET ; FOTOJORNALISMO/DOCUMENTAL ; ARTES VISUAIS ;

ENSAIO (entende-se por ensaio o conjunto de 5 imagens de um mesmo assunto – contam uma historia)

CATEGORIAS ESPECIAIS (Siga o link para regulamentos específicos):

#motofoto AQUI

#Cães Bravecto AQUI

PARTICIPANTES
Podem participar todos os autores que utilizem a mobgrafia (fotografias captadas e editadas num dispositivo móvel) com mais de 18 anos.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
– Os candidatos devem submeter uma imagem por categoria (preto e branco ou cor)

– Não poderão ser apresentadas obras cujos direitos de autor não pertençam integralmente e sem exceção ao participante

– As imagens devem ser enviadas até às 23:59 do dia 30 de maio de 2016

– Não há qualquer custo de inscrição no Prêmio

– Os participantes devem respeitar as datas e nominar as categorias a que inscreveram suas obras.

ESPECIFICAÇÕES PARA O ENVIO DAS IMAGENS
– Todas as imagens devem ser captadas e editadas com qualquer tipo de dispositivo de comunicação móvel (tablets, smartphones ou celulares de qualquer sistema operacional)

– As fotografias apenas podem ser editadas utilizando aplicativos de edição de um dispositivo móvel

– As fotografias devem ser enviadas num único e-mail por categoria (1 imagem por categoria, 5 imagens para a categoria ensaio) para flamobgrafia2016@gmail.com, e com a categoria definida no subject/assunto.

–     Só serão aceitas as mobgrafias enviadas como anexo no e-mail

–     Só serao aceitas as imagens que estiverem devidamente sinalizadas com nome do autor, endereço de email e categoria a que está se inscrevendo.

– Só serão avaliadas as imagens submetidas em suporte digital com os seguintes requisitos:

Formato: jpeg
Dimensão: 1.000 pixels  no lado maior.
Tamanho do arquivo: devem ser maiores do que 900 kb e menores que 5MB
Não serão aceitas as imagens:

que façam parte do corpo do e-mail
que incluam assinaturas, marcas d’água ou molduras
– Legendar cada arquivo com primeiro e último nome, seguido de traço, número da imagem (no caso de ensaio), traço e categoria a ser submetida.

Exemplo:

JoséSilva-retrato; JoséSilva-paisagem etc.

– Pode ser solicitado o envio do arquivo original para comprovar a legimitidade da captura e edição via smartphone

– Após o envio da inscrição, cada participante irá receber um e-mail de confirmação da sua submissão

– A organização não se responsabiliza por eventuais sobrecargas e problemas de servidores de email, usados como plataforma ao concurso (ex: Gmail, Hotmail, etc).

– As submissões não serão devolvidas. Apenas os trabalhos vencedores selecionados serão guardados para propósitos de divulgação com autorização do autor já concedida ao se inscrever.

– A mObgraphia  não é responsável por qualquer falha e/ou perda da inscrição e nem por falta de  autorizações de uso de imagem de assuntos fotografados.

JÚRI
Numa primeira fase haverá uma pré-seleção dos trabalhos que gerará shortlists para seleção dos jurados, ; destes serão escolhidos  os vencedores de cada categoria..Da decisão do júri não haverá recursos.

USO DAS IMAGENS
Todos os direitos da imagem pertencem ao participante. Qualquer imagem utilizada pela mObgraphia será identificada com os respectivos créditos autorais. O uso da mesma pode ser incluído em publicações e/ou divulgação, lembrando que eventuais autorizações de uso de imagem são de responsabilidade única do fotógrafo/autor participante..

DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS
Os trabalhos selecionados serão divulgados até ao dia 10 de junho de 2016 no sitewww.mobgraphia.com e em seus canais.

Os vencedores serão anunciados dia 17 de Junho de 2016 no Auditório Principal do MIS em São Paulo e subsequentemente publicados nos canais mObgraphia.

PRÊMIO
Troféu mObgraphia

Destaque nos canais da mObgraphia

Print em papel fine art para cada vencedor nas categorias.

Exposição de 18.6 a 24.7 no MIS – Museu da Imagem e do Som em SP.

EXPOSIÇÃO
A inauguração da exposição do festival mObgraphia realizar-se-á em São Paulo no dia 17 de Junho  de 2016 no MIS. As mobgrafias  escolhidas pelo júri como finalistas serão impressas e expostas até ao dia 24 de julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.