terça-feira, 21 de março de 2017

PROJETO ARTE DA PALAVRA CHEGA AO SESC GARANHUNS

          



       Pensando no desenvolvimento, na difusão das artes, no conhecimento e na formação dos agentes culturais, o Sesc lança o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um projeto  desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com outros Regionais que promoverá  no período de 27 a 31 de março a oficina “Poéticas do Romance” (Práticas de Escrita), ministrada pelo escritor Dennis Radünz de Santa Catarina.

            O projeto Arte da Palavra, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.



           O projeto consiste num circuito nacional de manifestações literárias, composto por 3 eixos:

- Circuito de Autores – circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias.

- Circuito de Oralidades – circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

- Circuito de Criação Literária – composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

A OFICINA - “Poéticas do Romance” (Práticas de Escrita) que tratará de procedimentos para escrita do reconto. Infância. Memória. Fontes históricas: fábulas. A história oral. Reconto como “memória literária” (gênero da Olimpíada de Língua Portuguesa). Literatura e sala de aula. Hans Christian Andersen. Composição de cena. A descrição. O relato. O ritmo. Personagens. O ambiente. A atmosfera. O público. Em cinco encontros teórico-práticos serão elaborados recontos individuais e coletivos (na travessia dos gêneros crônica, memória e/ou fábulas contemporâneas), com o uso de técnicas de composição literária, jornalística e cinematográfica. 
Sobre DENNIS RADÜNZ - natural da cidade de Blumenau/SC, no vale do rio Itajaí-Açu, nasceu em 9 de abril de 1971, e hoje mora em Florianópolis, capital do Estado catarinense. É escritor e editor. Publicouo livro de prosas “Cidades Marinhas:Solidões Moradas” (2009), reunindo textos publicados no jornal Diário Catarinense, e os livros de poemas “Ossama: ultimo livro” (2016), “Extraviário” (2006), “Livro de Mercúrio” (2001) e “Exeus” (1996/1998). Organizou e co-traduziu, com LiaCarmen Puff, o livro de poemas infantis do naturalista alemão Fritz Müller (1822-1897), “História natural de sonhos / Naturgeschichte der Träume” (2004), que obteve da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o selo “altamenterecomendável” na categoria tradução. Com formação em Letras Português, é pesquisador de poesia e prosa contemporâneas e mestrando em Teoria Literária. Foi jurado das II, III, IV e V Olimpíada de Língua Portuguesa (2010, 2012, 2014 e 2016) e dos I, II e III Prêmio RBS de Educação: mediação de leitura (2013, 2014 e 2015). Ministra oficinas de criação literária desde 2004, com ações recentes na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e no circuito nacional de cultura do SESC (Cuiabá/MT, Maceió/AL, Palmas/TO, Paraty/RJ, Rio Branco/AC e Vitória/ES).

SERVIÇO:

Oficina “Poéticas do Romance” (Práticas de Escrita)
Público-alvo: Professores e alunos de língua portuguesa e literatura brasileira de ensino super médio, mediadores de leitura (contadores de história, bibliotecários, gestores públicos), escritores, jornalistas e público em geral.

Número de vagas: 15 (quinze) participantes.

Carga horária: 20 horas/atividade presencial

Período: De 27 a 31 de março das 18h às 22h

Local: Laboratório de Autoria Literária –  Rua Manoel Clemente, 136 / Sesc Garanhuns

Investimento: Com/ Dep.: R$ 10 / Usuários: R$ 20